27/05/2015 às 16h29min - Atualizada em 27/05/2015 às 16h29min

AL aprova projeto sobre atividades de escotismo nas escolas estaduais

Na sessão desta quarta-feira (27/5), durante a Ordem do Dia, foram aprovados dois projetos pelos deputados estaduais, entre eles o Projeto de Lei 67/2015, de autoria do deputado George Takimoto (PDT), que propõe a criação do programa Escotismo nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, que consistirá, se aprovado, na abertura das escolas aos sábados, domingos e feriados para atividades extracurriculares.
 
Segundo Takimoto, as quadras de esportes e áreas abertas serão utilizadas pelos escoteiros, desde que não haja prejuízo ao regular funcionamento da unidade escolar. “O escotismo estimula o trabalho em equipe e para a vida ao ar livre fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina, ou seja, melhores cidadãos”, afirmou o pedetista.
 
A proposta, aprovada em 1ª votação, conta com duas emendas do deputado Maurício Picarelli (PMDB). A primeira é uma emenda que suprime o artigo 4 do projeto, que diz que as despesas da lei correção por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. A outra, de caráter modificativo, determina que em vez de 90 dias, o governo regulamente a lei em um ano após sua publicação.
 
Itaquipesca 
 
O Torneio de Pesca realizado em Itaquiraí, o Itaquipesca, deverá ser incluso no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. O Projeto de Lei 062/2015, do deputado Zé Teixeira (DEM), foi aprovado em 1ª votação na sessão de hoje.
 
“Município de Itaquiraí, no extremo Sul do Estado, tem um imenso potencial turístico a ser explorado. O Itaquipesca, maior festival de pesca da região, costuma atrair milhares de visitantes que buscam por diversão e boa comida, e os pescadores, que além de tentarem fisgar belas espécies de peixes, ainda concorrem a valiosos prêmios”, justificou o deputado no projeto.
 
Ainda segundo a justificativa da proposta, em sua última edição, no ano de 2014, o Itaquipesca contou com aproximadamente 10 mil pessoas e mais de 150 pescadores de várias regiões do país participaram. Agora a proposta segue para 2ª discussão e votação. 

Link
Notícias Relacionadas »