26/08/2015 às 07h23min - Atualizada em 26/08/2015 às 07h23min

Rei dos clássicos em 2015, Vasco tem vantagem contra Flamengo mordido

- Globo Esporte

Os outros 90 minutos do duelo entre Vasco e Flamengo por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil serão disputados esta noite no Maracanã. Mas, apesar dos compromissos no Brasileiro e do intervalo de sete dias entre uma partida e outra, o clássico não saiu da cabeça de vascaínos e flamenguistas desde a vitória por 1 a 0 da semana passada - gol de Jorge Henrique, resultado que garante o Cruz-maltino classificado com empate no confronto desta noite (22h) no Maracanã.

O Flamengo precisa vencer por um gol de diferença para levar a partida para os pênaltis - disputa na qual perdeu pela última vez em 2004, contra o Santos, pela mesma competição. Um resultado positivo para o Rubro-Negro com mais de dois gols de diferença não se repete há 15 anos, quando, no Brasileiro de 2000, o time de Petkovic e Edilson goleou o Vasco por 4 a 0.

Os números recentes, porém, favorecem ao Vasco. Além da vantagem do empate e, claro, da vitória, o time de São Januário é o rei dos clássicos no futebol carioca em 2015. Venceu sete no ano - seis deles consecutivos, incluindo os últimos três contra o Flamengo (todos por 1 a 0). O duelo está ainda mais apimentado com as declarações do garoto Jorge, antes do primeiro jogo, e de Guerrero, na véspera da partida. Lanterna no Brasileiro, o Vasco de Jorginho concentrou antecipadamente e aposta as fichas na Copa do Brasil como alento para a luta contra a degola.

- A vantagem não é tão grande assim. Ela é muito pequena. Um momento muda a história de um jogo. Temos que entrar como se estivesse 0 a 0. Não vamos ficar o tempo todo se defendendo. Precisamos de concentração total. Fazendo gol, levando gol, o mais importante é manter a postura tática e a pegada - pediu Jorginho.

O Flamengo saiu da depressão com a vitória na estreia de Oswaldo de Oliveira. O técnico aproveitou e optou pelo sigilo absoluto. Não abriu sequer um minuto da atividade de terça-feira e tampouco revelou a equipe que entra em campo. Certo mesmo só as ausências de Wallace e Alan Patrick. A expectativa fica por conta do retorno do goleiro Paulo Victor, que realizou todas as atividades e pode pintar no time titular. Marcelo Cirino também está de volta. Na frieza dos números, um alento também no retrospecto para o fato de o Fla não vencer o rival por mais de dois gols há 15 anos. Há 11, o time da Gávea não perde uma decisão por pênaltis. 

- Flamengo tem uma equipe muito técnica, e temos que priorizar o jogo e procurar ficar com a bola. E descontar a diferença que o Vasco conseguiu no primeiro jogo, essa é a tônica da partida - analisou Oswaldo de Oliveira

Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP-Fifa) e Guilherme Dias Camilo (MG-Fifa). A TV Globo transmite o clássico para o RJ, SC, MG (Juiz de Fora), ES, GO, TO, MS (Corumbá), SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O SporTV3 transmite a partida para todo o país. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. 

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Flamengo:  Oswaldo de Oliveira fez mistério. Não divulgou a equipe e sequer confirmou se Paulo Victor estará na equipe titular. Porém, Jorge retorna à lateral esquerda depois de cumprir suspensão no Brasileirão. A dúvida fica na zaga para saber quem substituirá o capitão Wallace, expulso no jogo de ida. César Martins fez a função do companheiro no treino da segunda-feira e aparece como favorito ao posto. Everton volta para função de origem depois de atuar como lateral-esquerdo no fim de semana. Com isso, a equipe rubro-negra deve ser escalada com César (Paulo Victor), Pará, César Martins, Samir e Jorge; Márcio Araújo, Canteros e Ederson; Everton, Emerson e Guerrero.

Vasco: Jorginho deve manter o mesmo time que estreou vencendo justamente o Flamengo na semana passada. As novidades para esta partida são os retornos de Andrezinho e Luan. O Vasco mais provável inicia a partida com Martín Silva, Madson, Rodrigo, Anderson Salles e Christiano; Guiñazu e Serginho; Julio dos Santos, Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Flamengo: Wallace cumpre suspensão depois de ser expulso, e Alan Patrick também não joga pois já disputou a competição com a camisa do Palmeiras. Nixon se recupera de lesão grave no joelho e só volta na próxima temporada.

Vasco: Eder Luis faz fortalecimento muscular no joelho e segue fora de combate.


Link
Notícias Relacionadas »