01/10/2015 às 08h44min - Atualizada em 01/10/2015 às 08h44min

CBF decide acabar com jogos às 11h de domingo e estuda novo horário

Horário não será mais utilizado a partir da 32ª rodada.

Uma das grandes novidades no Campeonato Brasileiro deste ano, as partidas às 11h de domingo deixarão de ser realizadas em breve. Após reunião nesta quarta-feira, na sede da CBF, com médicos e dirigentes da entidade, ficou decidido que o horário não será mais utilizado a partir da 32ª rodada. Os últimos confrontos na faixa matinal serão Flamengo x Joinville e Avaí x Vasco, pela 29º rodada, no próximo domingo, e São Paulo x Vasco e Ponte Preta x Coritiba, pela 31ª rodada, no próximo dia 18 de outubro. O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, ainda anunciou que está em estudo um novo horário ainda para esta edição, mas dificilmente será nas manhãs.

A alta temperatura no horário gerou várias reclamações de jogadores, dirigentes e técnicos de equipes que aturam às 11h de domingo, mas, segundo a CBF, não houve reclamações formais dos clubes. A vitória por 3 a 0 do Goiás em cima do Joinville, pela 27ª rodada, chegou a ter 44ºC de sensação térmica no Serra Dourada (vídeo acima). Entretanto, segundo Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, nenhum jogo no horário representou risco aos atletas. Mesmo com parada técnica nos dois tempos, a CBF entendeu que era o momento de não utilizar mais as manhãs de domingo para marcar seus jogos.

Morumbi São Paulo x Coritiba (Foto: Marcos Ribolli)

Morumbi São Paulo x Coritiba (Foto: Marcos Ribolli)

Jogo São Paulo x Coritiba, às 11h, tem segundo maior público pagante do campeonato (Foto: Marcos Ribolli)

 - Pelos resultados obtidos, baseados nos índices internacionais, em nenhum dos jogos houve algum índice que pudesse significar risco aos atletas. Foram mantidos os jogos já programados, das rodadas do dia 4 e do dia 18. Foi estendida a parada médica para hidratação e para o resfriamento dos atletas, mas isso em qualquer jogo que estiver com mais de 28º, de três minutos em cada tempo. Serão só esses jogos às 11h que estão programados. Vamos continuar monitorando de todos os jogos do campeonato - afirma Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol.

A gente não esperava o sucesso que foi, e se for interessante, vamos ampliar"
Manoel Flores, diretor de competições da CBF, sobre possibilidade de usar horário durante todo Brasileirão 2016

Segundo Pagura, em todas as partidas é feito uma avaliação de acordo com o índice WBGT, sigla em inglês para Wet-bulb globe temperature, ou temperatura do globo bulbo molhado. A escala mede o estresse corporal no calor e não depende apenas da temperatura. É considerado índice de risco quando atinge 30º, e de acordo com Jorge, tal número não foi atingido sequer na partida disputada no Serra Dourada. 

Ao todo, já foram disputadas 30 partidas no horário. Quem mais atuou foi a Ponte Preta, que fez seis partidas na faixa e ainda fará mais uma. Fluminense e Atlético-MG foram as equipes que menos jogaram nas manhãs de domingo: apenas uma vez cada. A média de público do horário é maior do que o número geral do campeonato: 24.131 pagantes contra 17.234. O segundo e o terceiro melhores públicos da competição são de jogos nas manhãs de domingo: a vitória do São Paulo por 3 a 1 em cima do Coritiba e o triunfo do Atlético-MG por 1 a 0 no Joinville. Diante dos números, a CBF deve manter o horário em 2016 e estuda até utilizá-lo em mais partidas.

- Foi um tremendo sucesso. Do ponto de vista da competição, vamos sentir falta do horário. Representou uma média de público bem acima da média do campeonato. Não houve reclamações formais, pelo contrário, tivemos muitos pedidos dos clubes para jogar às 11h. Foi uma finalização de algo muito positivo. Tudo é possível, se for interessante para o campeonato, acho que sim (ter mais de dois jogos às 11h). A gente tem uma sorte de ter campeonato que é majoritariamente no inverno, apesar de no Brasil o inverno ser subjetivo. A gente consegue trabalhar esses horários diferentes. A gente não esperava o sucesso que foi, e se for interessante, vamos ampliar - analisou o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.

possibilidade de novo horário

Ao mesmo tempo em que decretou o fim das partidas às 11h de domingo, a CBF anunciou que estuda novos horários para o campeonato. Até o momento, a tabela tem datas e horários definidos apenas até a 31ª rodada. Segundo Manoel Flores, a entidade deve divulgar ainda nesta semana as outras rodadas, e há possibilidade de um novo horário ser utilizado.

Reunião na CBF sobre jogos às 11h (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Reunião na CBF sobre jogos às 11h (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Diretores e médicos participaram de reunião na CBF de avaliação do horário (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)



- Poderia, sim. A gente está caminhando para uma média de público interessante. Ficamos muito felizes com o horário das 11h. O que fazer agora que o horário não existe mais? Vamos ver como substituir esse horário. De repente um horário alternativo. Não temos a decisão tomada ainda, mas é algo que está sendo estudado e talvez seja usado ainda este ano - comentou Manoel.

Segundo o diretor de competições da CBF, o novo horário não será ainda mais cedo. Manoel, entretanto, não soube precisar sobre qual faixa do dia as partidas seriam encaixadas. A entidade, com o auxílio da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, avaliará as partidas até o fim do ano e poderá, inclusive, concluir que em 2016 o Brasileirão poderá ter jogos às 11h de domingo durante todo o campeonato.

- Os campeonatos que temos como referência utilizam 12, 13 horários diferentes, e isso é benéfico para o produto. Quando a gente resolveu implementar o horário das 11h foi pensando no produto e tivemos resultados interessantes. Não houve prejuízo, houve questão de adaptação. Foi numa decisão em conjunto que tomamos uma precaução. Vamos analisar até o fim do campeonato para ter uma base maior de dados para o ano que vem. Quem sabe a gente consegue medir e constatar que não haverá risco de manter um horário desse para o campeonato inteiro, mas isso tudo com base em dados - declarou Manoel.


Link
Notícias Relacionadas »