06/10/2015 às 08h36min - Atualizada em 06/10/2015 às 08h36min

Freguesia: Brasil não perde do Chile há 15 anos; em 14 jogos, 11 vitórias

Mais do que a busca pelos três pontos e o início com o pé direito nas Eliminatórias, o Brasil entrará em campo na próxima quinta-feira para defender uma longa invencibilidade diante do Chile. A segunda maior da Seleção contra seus rivais sul-americanos: já são 15 anos sem saber o que é perder para os chilenos. A última derrota foi em agosto de 2000, por 3 a 0, gols de Estay, Zamorano e Marcelo Salas, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão.

Comandada por Vanderlei Luxemburgo, a Seleção foi a campo com jogadores como Dida, Roberto Carlos, Ricardinho, Alex, Amoroso, Rivaldo e Luizão. Desde então, Brasil e Chile se enfrentaram 14 vezes. Foram 11 vitórias do Brasil e três empates. No último amistoso, disputado em março, na Inglaterra, vitória por 1 a 0, gol de Roberto Firmino. Na América do Sul, só o Peru está há mais tempo sem vencer o Brasil (confira no quadro acima): lá se vão 30 anos desde a vitória por 1 a 0 em um amistoso no dia 28 de abril de 1985.

– Espero que essa estatística aumente. Tenho confiança no nosso grupo. Que venham mais 15 anos (risos) – brincou o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona.

Brasil X Chile 2000 (Foto: Agência AP)

Brasil X Chile 2000 (Foto: Agência AP)

Chilenos comemoram a vitória por 3 a 0 em 2000, a última sobre o Brasil (Foto: Agência AP)

A freguesia foi tema recorrente na chegada dos jogadores no hotel em Santiago, palco da estreia na próxima quinta. O atacante Hulk, do Zenit (RUS), admitiu que o Chile vive um melhor momento do que a seleção brasileiro. Mas repetiu o discurso de Dani Alves ao comentar a invencibilidade de 15 anos.

– Digamos que sim (Chile vive um momento melhor). Se você for olhar o último campeão da Copa América foi o Chile. Estão empolgados, têm jogadores de qualidade, mas temos que fazer o nosso trabalho. Pedir a Deus para que continue assim (a freguesia). É focar nos treinos para chegar com força máxima – frisou.

A seleção está quase completa na capital chilena. Os últimos jogadores são esperados nesta terça: Douglas Costa, Kaká, David Luiz, Marquinhos e Lucas. A bola rola na próxima quinta, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago.


Link
Notícias Relacionadas »