23/05/2016 às 07h55min - Atualizada em 23/05/2016 às 07h55min

Vitória vira sobre o Corinthians, que chega a 32 dias sem vencer

- Conjuntura

O Vitória venceu o Corinthians de virada, por 3 a 2, no Barradão, em Salvador, na tarde deste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado anima a equipe baiana, goleada pelo Santa Cruz na estreia da competição e aumenta o jejum do time paulista, que soma agora 32 dias sem saber o que é vencer.

A última vitória do Corinthians foi ainda na primeira fase da Libertadores, em 20 de abril – 6 a 0 sobre o Cobresal, do Chile, quando jogou com seu time reserva. Desde então, foram quatro empates e uma derrota. Usando titulares, o jejum é ainda maior – vem desde os 4 a 0 sobre o RB Brasil, pelas quartas de final do Paulistão, no dia 16 de abril.

O resultado mantém os dois times numa zona intermediária da tabela neste início de Brasileirão – o Vitória com três pontos e o Corinthians, um.

A partida teve alguns lances polêmicos, mas os corintianos não podem reclamar. Segundo Paulo César de Oliveira, comentarista de arbitragem da TV Globo, o trio comandado por Heber Roberto Lopes "acertou em todas as jogadas capitais". 

A principal delas foi o segundo gol do Vitória. Aos 11 da etapa final, Vander cruzou, Uendel tentou afastar e a bola bateu no corpo de Marinho, que aproveitou e mandou pra rede. Os jogadores do Corinthians reclamaram que foi com o braço. Heber Roberto Lopes entendeu que não houve intenção e validou o lance. Houve reclamação também no terceiro gol baiano, marcado por Kieza – o atacante saiu por trás da defesa corintiana, mas em posição legal.

O jogo em Salvador foi o primeiro do Corinthians com Cássio no banco de reservas desde 2012. Ele perdeu a posição para Walter. Foi também o primeiro jogo do Corinthians com uma mudança tática relevante no 4-1-4-1 que Tite vem usando desde o ano passado. O técnico mexeu na estrutura do ataque para fazer sua equipe reagir. O Timão passou a ter dos meias-atacantes pelos lados (Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto) para aumentar o poder de criação. Guilherme ganhou uma nova função, agora mais próximo da área, como se destacou no Atlético-MG. Vacilos defensivos, porém, custaram o resultado.

A etapa inicial foi agitada. Foram 21 finalizações - 10 do Vitória e 11 do Corinthians. O Timão abriu o placar numa jogada coletiva que culminou na esquerda com uma finalização cruzada e rasteira de Uendel, aos 25. Quatro minutos depois, Leandro Domingues, em jogada individual e na raça, empatou com um chute colocado. O Corinthians continuou melhor em campo e chegou ao segundo gol com Fagner, entrando de surpresa na área, aos 38.

SEGUNDO TEMPO

O Corinthians voltou disposto a manter a vantagem, mas deu brecha para o Vitória crescer. Com Leandro Domingues, Marinho, Kieza e Vander, a equipe baiana foi empurrando o Corinthians para trás. O empate surgiu aos 11, com Marinho, em lance que gerou reclamação de toque de mão por parte dos corintianos, mas foi legal, segundo Paulo César de Oliveira, comentarista de arbitragem da TV Globo. A virada surgiu aos 19, com Kieza, surgindo por trás da defesa corintiana, postada em linha. O Corinthians terminou o jogo no abafa, pressionando pelo empate. Vander ainda foi expulso aos 42, por reclamação. Mas o Vitória conseguiu segurar o resultado.


Link
Notícias Relacionadas »