27/07/2016 às 17h00min - Atualizada em 27/07/2016 às 17h00min

Dorival Betini assume a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário

A bancada federal indicou o bacharel em Direito Dorival Betini

A bancada federal indicou o bacharel em Direito Dorival Betini, assessor parlamentar de carreira cedido pela Assembleia Legislativa ao governo de Mato Grosso do Sul, para ocupar a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul. 

Ligado ao deputado federal Geraldo Resende (PSDB), Betini vinha atuando desde janeiro deste ano na Casa Civil por indicação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), tendo deixado o cargo no último dia 25.

A sua nomeação ocorreu no último dia 25 e foi publicada na edição do dia 11 de julho do Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 1.390, de 8 de julho, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.  

Ele ocupará a vaga deixada pelo delegado Gerson Faccina, indicado pelo deputado estadual João Grandão (PT), que também já exerceu a função no Estado.

Antes de sua indicação, o cargo estava sendo exercido pela funcionária de carreira do órgão, delegada substituta Adriana Aparecida Mansano Rosa.  

Funcionário comissionado efetivo da Assembleia, Betini assessorou por vários mandatos o então deputado estadual Londres Machado (PR) e por alguns meses a deputada Grazielle Machado (PR), quando então foi cedido ao governo do Estado para auxiliar o secretário Sérgio de Paula, chefe da Casa Civil, principalmente nas questões políticas, fazendo interlocução com prefeitos e vereadores.

Apesar de sua ligação com o PR, do qual é atual vice-presidente no Estado, e com a Assembleia, Betini tem trânsito em vários grupos políticos e boa relação institucional entre os poderes, fator decisivo à sua indicação pela representatividade do Estado no Congresso Nacional composta por três senadores e oito deputados federais de partidos distintos.  

Entre as atribuições do cargo, a delegacia tem por competência o reordenamento agrário, promoção do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e das regiões rurais e a identificação, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos.


Link
Notícias Relacionadas »