05/01/2017 às 06h19min - Atualizada em 05/01/2017 às 06h19min

Prefeito anuncia desistência do Ivinhema e FFMS convoca reunião para decidir destino da vaga

Águia Negra, Naviraiense e Serc ameaçaram, mas quem realmente não participará do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 2017 é o Ivinhema. O prefeito do município, Éder Uilson França Lima, o Tuta, comunicou na noite desta quarta-feira (4) que não há viabilidade da prefeitura da cidade repassar recursos financeiros à equipe, que sem o suporte também de empresas privadas não viu outra alternativa a não ser a desistência do estadual.

 
“Quero dizer para cada um de vocês que lutei incansavelmente para manter o nosso Ivinhema na primeira divisão, mas todos vocês sabem da dificuldade que o município está passando, então é até com sentimento de frustração que eu venho aqui falar com vocês, amantes do esporte, que o município de Ivinhema não conseguiu e não conseguirá fazer o repasse de dinheiro para o Ivinhema Futebol Clube”, disse Tuta, em comunicado público, que você pode conferir aqui.
 
Principal mantenedora do clube, a prefeitura local atravessa grave crise financeira a ponto de, no último dia 16 de dezembro, o município receber uma recomendação do Ministério Público para que não repassasse R$ 50 mil ao Azulão. Na ocasião, o promotor Justiça, Daniel do Nascimento Britto, o repasse comprometeria a execução de serviços públicos essenciais, especialmente nas áreas da educação, saúde e da pavimentação de ruas.
 
Equipe tinha, desde a fundação, a prefeitura como
principal investidor (Foto: Reprodução)
De acordo com o prefeito, foi conversado com diversos empresários locais para tentar apoio privado, porém, não obteve êxito e como o prazo dado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) se encerra nesta quinta-feira (4), a diretoria do clube em conjunto com a prefeitura, decidiu anunciar a saída da competição.
 
“Nós estamos com algumas medidas de contenção de despesas e conversamos com diversos empresários de todas as classes, para que a gente pudesse conseguir esse valor em patrocínio, para manter o nosso querido Azulão na primeira divisão. Amanhã é o último dia [para confirma participação], então infelizmente eu estou aqui para dizer que o município de Ivinhema não irá fazer o repasse de recursos financeiros para o Ivinhema Futebol Clube”, confirmou o gestor.
 
Desde a fundação do clube, em 2006, o principal investidor foi o governo municipal. Foi com o apoio da prefeitura local que o Azulão desempenhou grandes campanhas na primeira divisão estadual, sendo campeão em 2008, justamente o ano de estreia, e vice em 2009 e 2015.
 
Reunião deve decidir futuro da vaga
 
Provavelmente já sabendo da decisão, a Federação de Futebol do Estado (FFMS) convocou no fim da tarde desta quarta-feira (4) uma reunião extraordinária, agendada para a próxima sexta-feira (6), com o objetivo de, segundo convocação, receber os laudos dos estádios das equipes da primeira divisão.
 
Porém, o prazo final para a entrega da documentação dos estádios se encerra apenas no dia 13, sendo assim, a reunião deve definir, em votação, qual será o destino da vaga deixada pelo Ivinhema. Existem duas possibilidades: a primeira, e mais provável, seria semelhante à ocorrida em 2016, quando o Itaporã desistiu do estadual e o Aquidauanense, terceiro colocado da Série B herdou a vaga.
 

Desta forma, o Coxim teria a preferência em ocupar o lugar do Azulão, porém, o presidente do clube, Antônio Mascarenhas, já afirmou ao Arquibancada MS que o Jaú não deve ter condições financeiras de entrar na disputa, assim, a Moreninhas é quem teria a opção de jogar a primeira divisão, possibilidade que interessa o gestor do clube, Karllinhos Oliveira.

Outra possibilidade seria deixar o lugar vago e apenas um time cair no grupo A do campeonato, já que a partir deste ano, duas equipes serão rebaixadas à segunda divisão. De acordo com a FFMS, os clubes é quem tem o voto e a decisão deve ser comunicada logo após a reunião de sexta.


Link
Notícias Relacionadas »