10/01/2017 às 13h32min - Atualizada em 10/01/2017 às 13h32min

Após vencer ação de 15 anos, SBT investiga dados do Ibope

O SBT saiu vitorioso de uma batalha judicial que durou 15 anos e obteve o direito de ter acesso e de fazer uma perícia nos dados e na metodologia de mensuração de audiência realizada pela empresa Kantar Ibope.

O SBT decidiu iniciar já a perícia e já está apontando profissionais nas áreas de estatística, matemática e outras disciplinas para fazer um raio X dos métodos usados pelo Ibope. A coluna apurou que até um perito estrangeiro fará parte desse grupo.

A briga começou, na verdade, ainda na década de 80. Desde então a emissora já não tinha confiança plena nem nos números e nem na metodologia usada pelo Ibope (hoje chamada Kantar Ibope).

A ação judicial de fato,porém, começou em 2001, movida pelo SBT. Dois anos depois, a TV de Silvio Santos teve a primeira sentença favorável, mas o Ibope recorreu.

Para o instituto, a exposição de todos dados solicitados pelo SBT poderia colocar em risco a própria isenção da medição.

O SBT voltou à carga e, após muitas indas e vindas, em 2015 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou a decisão favorável ao SBT.

Em maio do ano passado a emissora já poderia ter iniciado o processo de verificação, mas aguardou a virada do ano.

COMO SE MEDE?

O SBT agora vai exercer seu direito e poderá saber finalmente não só como o Ibope mede o público dos programas, mas aonde e até quais são as cerca de 6.000 residências onde estão instaladas cerca de 10 mil  famosas “caixinhas” que medem a audiência  (uma mesma casa pode ter mais de um aparelho instalado).

Uma das grandes dúvidas (e queixas) do SBT, conforme o colunista Maurício Stycer informou recentemente, se refere a supostas discrepâncias entre os dados de audiência informados em tempo real (realtime) e o ibope consolidado.

O SBT alega que a correção entre o dado provisório e o consolidado quase sempre beneficia todas as demais emissoras --exceto o SBT.

No entanto, ouvido pela coluna, o Ibope afirmou categoricamente que só passou a divulgar os dados em tempo real por pressão das emissoras, e que não considera essa medição “oficial”.

OUTRO LADO

A coluna procurou nesta terça-feira o Ibope, por meio de sua assessoria, e ainda aguarda uma resposta. Assim que for enviada, ela será incluída neste texto.


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