13/01/2017 às 11h19min - Atualizada em 13/01/2017 às 11h19min

Ex-prefeito pagou 1º escalão e emitiu cheques indevidamente de rescisões de funcionários da prefeitura de Fátima do Sul

A irresponsabilidade sem limites do ex-prefeito Junior Vasconcelos. Saiba a verdade sobre a polêmica dos cheques em Fátima do Sul

Washington Lima - Com informações da Assessoria Jurídica
Cheques que estavam indevidamente em poder de ex-funcionários da Prefeitura de Fátima do Sul

Realmente sem se preocupar com o bem estar das famílias dos trabalhadores que prestaram serviço para a prefeitura de Fátima do Sul. O ex-prefeito Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior, o Junior Vasconcelos (PSDB) pagou todo o 1º escalação de sua administração (conforme o quadro de pagamento abaixo), deixado de quitar os débitos da rescisão contratual de 2016, de alguns servidores.


Nos últimos dias de mandato foram destinadas diárias ao ex-prefeito, secretário e tesoureiro
CONFIRA ACIMA OS VALORES PAGOS

Simpatizantes do ex-prefeito Junior Vasconcelos, e alguns sites que o idolatram publicaram, de forma irresponsável, que Ilda Machado teria “sustado pagamento de salários” de servidores do Município. Não foi o que ocorreu. Nenhum cheque foi sustado.

Em verdade, o que ocorre é que ao tomar posse da administração municipal verificou-se que inúmeros documentos, empenhos e notas fiscais, que não poderiam esta fora do setor administrativo da Prefeitura Municipal, se encontravam e se encontram ainda sob a posse do ex-prefeito e de alguns de seus ex-secretários. Notificados para a entrega dos mesmos, alguns já foram devolvidos e outros ainda faltam.


Solicitação protocolada pelo Secretário de Finanças pedindo a devolução dos cheques

Mas não bastasse isso, se verificou que talonários de cheques da Prefeitura não se encontravam no setor financeiro, razão pela qual foram devidamente cancelados junto à instituição bancária, bem como procedido à lavratura do competente Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil local.

Na data de 11 de janeiro de 2017, duas ex-servidoras do Município procuraram a Tesouraria para informar que foram descontar os cheques de suas rescisões – e não de salários, como publicado -, e os mesmos estavam cancelados junto ao banco. Questionadas, as mesmas afirmaram que receberam os cheques nas datas de 09 e 10 de janeiro de 2017, das mãos da ex Secretária de Saúde.

Verificados os empenhos que geraram a emissão dos cheques se constatou que os mesmos estão incompletos. Nos cheques consta como data de emissão 30/12/2016, no entanto, não estão lançados no movimento financeiro da Tesouraria nessa data, com as respectivas cópias dos mesmos e as devidas ordens de pagamento, o que configura que os cheques foram emitidos indevidamente e pior, depois de extinto o mandato do ex-prefeito Junior Vasconcelos e de seus Secretários.

Constatou-se, assim, que apesar do mandato de Junior Vasconcelos ter se encerrado na data de 31 de dezembro de 2016, o mesmo ainda continua a gerir recursos do Município, o que é criminoso!

Eis também a razão pela qual os talonários de cheques não se encontravam na Prefeitura Municipal, o que também foi motivo de Representação junto ao Ministério Público Estadual, na data de ontem.

Questionada, a ex Secretária de Saúde informou que está na posse de mais cheques e os devolveria à municipalidade, tendo em conta o ocorrido. Ainda não se sabe quantos outros foram emitidos.

Assim, a ex-administração incorre em grave crime, ao emitir cheques sem a devida conciliação bancária e a documentação necessária para tal, o que será cabalmente apurado pelo Ministério Público, que de tudo já foi informado.

Se servidores foram prejudicados tal se deu em razão da irresponsabilidade da ex-administração, jamais da atual. O pagamento de suas rescisões se dará tão logo solucionado o contratempo provocado.


Link
Notícias Relacionadas »