24/05/2017 às 10h12min - Atualizada em 24/05/2017 às 10h12min

Medicamentos são alvo de investigações em operação deflagrada pela PF em MS

A investigação descobriu um esquema delituoso de desvio de medicamentos que ocorria na gerência de saúde da Prefeitura Municipal de Naviraí

A Polícia Federal (PF), a Controladoria Geral da União (CGU/Transparência) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram nesta quarta-feira (24), a Segunda fase da operação “Tarja Preta”. A investigação descobriu um esquema delituoso de desvio de medicamentos que ocorria na gerência de saúde da Prefeitura Municipal de Naviraí, os quais eram adquiridos com verbas repassadas pelo Governo Federal. Os fatos dizem respeito à gestão municipal que comandou o Município entre 2013 e 2016.

Conforme a assessoria de imprensa da PF, a investigação teve início com fiscalizações realizadas pela CGU, em razão de suspeitas levantadas pela Polícia Federal acerca de irregularidades na secretaria de saúde da cidade. Na primeira fase da operação, constatou-se que foram registrados nos sistemas aproximadamente R$ 520 mil, como “perdas” de medicamentos, com o escopo de dissimular o esquema delituoso de desvio de remédios.

Durante as investigações, também foram encontradas dificuldades ao acesso aos documentos para a realização das fiscalizações, acesso privilegiado de determinados indivíduos a medicamentos, direcionamento de licitações e consequente prejuízo ao erário público.

Ainda de acordo com a assessoria da da PF, nesta segunda fase, estão sendo cumpridos Mandados de Busca e Apreensão em uma farmácia e uma residência de indivíduo suspeito de participação direta na organização criminosa, com a participação de aproximadamente 20 policiais federais e servidores da CGU. O objetivo é a descoberta de outros documentos que colaborem as provas já trazidas à investigação acerca do esquema delituoso e possivelmente descobrir outras fraudes realizadas.


Link
Notícias Relacionadas »