14/08/2017 às 12h36min - Atualizada em 14/08/2017 às 12h36min

INFORMATIVO DO SINDICATO RURAL: Governo publica MP que institui parcelamento do Funrural

Medida Provisória autoriza renegociação do Funrural e reduz alíquota de contribuição

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União na terça-feira (01/08), a Medida Provisória (MP) nº 793, que institui o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR), com regras para o parcelamento dos débitos tributários relativos ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). “O setor agropecuário e as cooperativas do ramo aguardavam essa regulamentação desde o final do mês de março, quando o Supremo Tribunal Federal entendeu como constitucional a cobrança da contribuição previdenciária rural do empregador rural pessoa física incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização de sua produção”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Blocos - A MP nº 793 divide o parcelamento em dois grandes blocos:  o produtor rural e o sub-rogado, no qual se enquadram as cooperativas. A adesão deve ocorrer até 29 de setembro de 2017. No entendimento da Ocepar, na grande maioria dos casos, o responsável pelo pagamento do Funrural será o adquirente/sub-rogado.

Parcelamentos - Os parcelamentos serão quitados em quatro parcelas da dívida consolidada (setembro a dezembro) e, a partir de janeiro de 2018, em 176 parcelas mensais consecutivas corrigidas pela Selic.

Juros - Houve a redução de 100% de juros e 25% de multa e encargos, para as parcelas a partir de 2018. A alíquota do Funrural, a partir de 1º de janeiro de 2018, sofre uma redução de oito décimos) pois a alíquota aplicável reduz de 2,3% para 1,5%.

Análise – “A Ocepar está estudando o texto da MP 793, mas desde já entendemos necessárias emendas, por exemplo a possibilidade de utilização de créditos e uma busca de maior redução de multa e encargos”, ressalta o presidente da entidade.

Reunião – Profissionais das cooperativas paranaenses vão se reunir, na próxima quinta-feira (03/08), na sede da Ocepar, em Curitiba, para discutir estratégias e as sugestões de emendas.


Link
Notícias Relacionadas »