19/09/2017 às 10h36min - Atualizada em 19/09/2017 às 10h36min

Com produção e recursos próprios, Prefeitura implanta pavimento em lajotas no Jd. Eliane em Fátima do Sul

A obra está sendo executada com recursos próprios e por funcionários da Secretária de Obras da Prefeitura de Fátima do Sul

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

O sonho está se tornando realidade. Dentro de pouco tempo, a pavimentação em lajotas estarão transformando a vida de muitas famílias, acabando com a lama, poeira e valas que tanto incomodam os moradores do Bairro Jardim Eliane, em Fátima do Sul.

Um dos únicos compromissos firmados na campanha da atual prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), já está sendo cumprido. No ano passado, em um dia chuvoso, na época ainda candidata a prefeita do município, viu de perto o sofrimento das famílias que habitam o Jardim Eliane. Um bairro antigo na cidade de Fátima do Sul, porém, com poucos investimentos do poder público. Durante um encontro com moradores do bairro, diferentemente de outras reuniões, em que a então candidata pregava somente que iria trabalhar pelo povo de Fátima do Sul, Ilda Machado garantiu que caso fosse eleita, realizaria a pavimentação do bairro.   

Na visita para conferir o andamento dos trabalhos, a prefeita Ilda Machado mostrou toda sua alegria de ver de perto o início da obra. "Fico contente em verificar que o trabalho transcorre como o programado. Os benefícios da pavimentação serão sentidos de perto no dia a dia pelos moradores e pelas pessoas que transitam pelo local, será o fim da poeira, da lama, das valas, que atraem animais peçonhentos, mosquitos, e sujeira, além disso, os imóveis valorizarão mais. Trabalhamos para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população", comemora a prefeita.

A prefeita Ilda Machado disse que a obra e inédita, é uma obra que ninguém acreditava, a partir deste momento todo mundo já está crendo que vai sair do papel. “As pessoas que habita aqui terão prazer em receber suas visitas no seu lar, com maior comodidade, ruas limpas. Eu já sofri muito nessa minha vida e se hoje temos condições de fazer o melhor para o próximo vamos abraçar essa causa e vamos fazer sim”, ressaltou a prefeita.

A obra de pavimentação do Jardim Eliane está sendo executada com recursos próprios, desde a confecção das lajotas e tubos, até implantação do pavimento, que está sendo executado pelos funcionários da própria Secretária de Obras da Prefeitura de Fátima do Sul.

A lajota sextavada que está sendo implantada no Jardim do Eliane é considerada um tipo de piso que possui vida útil longa, baixa manutenção e não requer mão de obra especializada para aplicação. A lajota foi uma das alternativas encontradas pela Prefeitura, tendo em vista que o bairro em questão ter características de fundo de vale, áreas muito úmidas, conhecida na região como varjão. As lajotas são resistentes ao tráfego e veículos de passeio, comerciais leves e veículos pesados.

Além do embelezamento do Bairro Jardim Eliane, a implantação das lajotas apresenta o melhor custo-benefício, comparando-se com outras formas de pavimentação como asfalto ou concreto. A pavimentação com lajotas sextavadas é feita sobre uma camada de areia, o que permite a passagem da água, tornando a pavimentação ecologicamente correta. E por serem assentados em areia, a manutenção é feita fácil e rapidamente.

A pavimentação será implantada nas ruas Chile, Uruguai Colômbia e algumas quadras das ruas Bolívia e Venezuela, consideradas as partes mais críticas do bairro.  


Link
Notícias Relacionadas »