28/12/2017 às 09h20min - Atualizada em 28/12/2017 às 09h20min

Sindicato Rural de Fátima do Sul faz balanço positivo de ações realizadas em 2017

Inúmeras pessoas beneficiadas com diversos cursos de formação e aprimoramento profissional

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

O ano de 2017 pode ser considerado muito positivo para o Sindicato Rural de Fátima do Sul. A entidade, que representa os produtores rurais, realizou importantes ações para o setor e para a sociedade em geral.

Um dos serviços oferecidos à população fatimassulense pelo Sindicato Rural, por meio de parcerias firmadas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e Prefeitura Municipal foi o Programa Agrinho implantando em todas as escolas públicas do município de Fátima do Sul, do qual participam 2,9 mil estudantes do ensino fundamental. Com proposta pedagógica diferenciada, o Agrinho desenvolve os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais que serão trabalhados em sala de aula como Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco na sustentabilidade e conexão campo cidade.

Evento de destaque promovido pelo Sindicato Rural, conjunto com a Agropecuária Sanomyia, foi o 6º Dia de Campo do Agronegócio.  O evento contou com participação de empresas do setor agrícola, oficinas e palestras do Senar/MS – Serviço. Durante o evento foi promovido o Costelão Beneficente e o lançamento do programa de Equoterapia, coordenado pelo sindicato rural.

Outro importante Programa do Senar/MS, Saúde do Homem e da Mulher também chegou a Fátima do Sul neste ano. Foram registrados, ao todo, 1.022 procedimentos. A iniciativa contou com atendimentos em saúde, como aferição de pressão; exame de glicemia; aplicação de vacinas; teste preventivo e consulta urologista; e serviços sociais como Espaço Beleza, com o trabalho de cabeleireiros e maquiadores, e orientações das relações de trabalho pelo PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Outras iniciativas em andamento e que já apresentam repercussões positivas no município, com a implantação de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial (Hortifrúti Legal e Mais Leite) totalizando 25 atendimentos. Para 2018, já anunciado o ATeG de Pisicultura

Em cerimônia concorrida, neste foram entregues 750 certificados, referente às qualificações concluídas entre agosto de 2016 e agosto de 2017.

Somente no anos de 2017, o Sindicato Rural de Fátima do Sul ofereceu 69 cursos de capacitações em diversas áreas, que totalizaram aproximadamente 828, pessoas qualificadas. As capacitações são nas áreas de PROMOÇÃO SOCIAL: educação alimentação, nutrição e artesanato; FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL: atividade apoio agrossilvopastoril, agricultura, pecuária, agroindústria, extrativismo, atividades relativas à prestação de serviço, silvicultura, aquicultura e outros.

Na avaliação do presidente, José Ricardo Casotti, o total de atendimentos é resultado de um trabalho proativo e focado nos interesses da população local. “Temos apoio de vários segmentos da sociedade, como poder público, instituições de assistência social e religiosa e produtores rurais que estimulam os funcionários a investirem no desenvolvimento profissional”, observa.

Para a o presidente, os resultados revelam a qualidade dos serviços e projetos elaborados para o público rural. “É gratificante chegar ao final de uma e verificar os índices mostram uma balanço positivo para nossa instituição e, consequentemente, para o setor que estamos inseridos. Iremos continuar nesta linha em 2018 aprimorando ainda mais nossas ações”, desta Ricardo Casotti.

Além das ações realizadas, o Sindicato Rural em sido parceiro de outras entidades filantrópicas, em promoções, almoço e leilões realizados no Parque de Exposições prol a APAE, Hospital do Câncer de Barretos e Hospital da SIAS de Fátima do Sul.


Link
Notícias Relacionadas »