24/04/2018 às 08h02min - Atualizada em 24/04/2018 às 08h02min

Ordem para construção do Hospital Regional sai em 15 dias, diz Reinaldo

- Dourados Agora
Maquete do futuro Hospital Regional de Dourados

Depois de mais de três anos de espera, o Hospital Regional deve sair do papel para atender a uma população de mais de 1 milhão de habitantes, concentradas em Dourados e outros 33 municípios da região. Durante solenidade em Vicentina, na manha desta segunda-feira (23), o governador Reinaldo Azambuja disse que em até duas semanas o impasse começa a ser resolvido.

"Daqui 15 dias vamos dar ordem de serviço para construção do Hospital Regional da Grande Dourados. Será um novo hospital edificado numa parceria da bancada federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal", anunciou. Havia um entrave, segundo Reinaldo, de empresas que concorriam a licitação para construir a unidade. Com a desistência de uma delas, na justiça, o processo passou a andar.

"Vamos também fazer abertura do hospital São Luiz. É um hospital que o Governo alugou, que estava paralisado. Ele será exclusivamente para cirurgias eletivas, faremos ali de 300 a 500 cirurgias todos os meses para fazer novo atendimento hospitalar e diminuir as filas de esperas", confirmou.

O Hospital Regional conta com quase R$ 16 milhões para a primeira etapa de obras - ao todo serão três etapas. Quando totalmente concluído, significará um investimento global de R$ 51 milhões. Com a conclusão da primeira etapa, já estará à disposição dos pacientes de toda a região.

A unidade será contemplada com leitos distribuídos em enfermaria masculina, de isolamento, enfermaria masculina e feminina, UTI adulto, isolamento UTI adulto, UTI pediátrica, isolamento de UTI pediátrico, leitos de observação adulto, centro cirúrgico e obstétrico, farmácia, unidade de nutrição, anexo de serviços, pronto atendimento e observação de isolamento, recuperação e pós-anestésica e recuperação de endoscopia, totalizando 71 leitos e 6.022 m² de área.

São Luiz

Com 22 leitos, o antigo Hospital São Luiz, que passou a ser Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, deve entrar em funcionamento nos próximos dias - data de reinauguração ainda não foi marcada. O Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), que assumiu a gestão da unidade, já preparou toda a estrutura e contratou profissionais.

A ala da enfermaria foi totalmente renovada e os quartos que receberão os pacientes internados ganharam novas cores, a fim de humanizar o ambiente e assim contribuir para a sensação de bem-estar. A fachada do Hospital também está de cara nova e apresenta a logomarca institucional, além disso, o prédio recebeu pintura interna e externa.

O hospital paralisou as atividades depois de apresentar problemas estruturais no teto como infiltrações. No entanto, a forma como a gestão da unidade vinha sendo conduzida – Hospital Evangélico que administrava o local – não estava a contento, tanto do governador Reinaldo, que chegou a fazer críticas em público, como do Ministério Público Estadual (MPE), ao constatar durante visita ociosidade das estruturas. O Hospital esta fechado há cerca de um ano e meio.


Link
Notícias Relacionadas »