O pequeno município de Eibar viveu noite histórica neste sábado ao receber o atual líder do Campeonato Espanhol e detentor do título da Liga dos Campeões, o Real Madrid, em duelo contra o time da casa, caçula da competição. O modesto estádio de Ipurúa ficou lotado, na medida do que é permitido. Cerca de 5 mil torcedores se juntaram para empurrar o Eibar, mas o desfecho da partida foi mesmo como o previsto, com vitória fácil do visitante. A goleada por 4 a 0, com James Rodríguez, Cristiano Ronaldo, duas vezes, e Benzema marcando, mantém os merengues na liderança.
O Eibar, que joga pela primeira vez na divisão principal espanhola, até impôs dificuldades e chegou a assustar o poderoso adversário. No entanto, o Real foi letal e eficiente nas oportunidades que teve e construiu um placar elástico. A dupla James e Cristiano Ronaldo trocou assistências, Bale esteve inspirado, e Benzema foi matador. Ficou difícil para o time da casa combater o quarteto. Mesmo assim, o Eibar segue na 11ª colocação do Campeonato Espanhol, com campanha surpreendente.
O Real Madrid está com 30 pontos, ainda dois à frente do Barcelona, vitorioso diante do Sevilla, também neste sábado, por 5 a 1. Autor de dois gols no duelo em Eibar, Cristiano Ronaldo alcançou a espetacular marca de 20 gols em 12 rodadas do Campeonato Espanhol.
SUSTOS E EFICIÊNCIA
O pequeno time do País Basco tentou aprontar para cima do favorito, principalmente nas investidas pelo lado direito do ataque, utilizando o espaço deixado por Marcelo no apoio ofensivo. O Eibar demonstrava tranquilidade, enquanto os merengues assustavam pouco - ainda que toda vez que chegavam ao gol os visitantes levavam perigo. Um exemplo foi a cobrança de falta de Bale que carimbou o travessão, após desvio do goleiro, aos 16 minutos.
A eficiência do Real foi demonstrada com os dois gols na primeira etapa - o primeiro deles marcado pelo colombiano James ao cabecear a bola após cruzamento de Cristiano Ronaldo. O atual melhor do mundo teve mais uma noite iluminada. No segundo gol do jogo, seu primeiro, levou um pouco de sorte no lance, já que quase se atrapalhou no chute de direita, e mesmo assim a bola foi parar no fundo da rede - a jogada, tabela entre Carvajal e Bale, com passe de calcanhar, foi digna de se destacar.
A experiência do Real Madrid foi fundamental na segunda etapa. O time trocou passes sem agredir o adversário, evitou a pressão e acabou com o jogo. Aos 25 minutos, conseguiu um novo gol logo na primeira jogada de perigo criada. Marcelo foi bem ao recuperar uma bola aparentemente perdida na linha de fundo, e James jogou na área para finalização forte de Benzema.
O segundo gol de Cristiano Ronaldo, seu 20º no Campeonato Espanhol, praticamente caiu em seu colo. Depois de cobrar falta, um defensor colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. A cobrança foi impecável e fechou o placar de mais uma vistosa vitória do Real Madrid: 4 a 0.