A Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores terminou a análise do Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que vistoriou 1.237 imóveis na área urbana de Coxim (MS). Foram encontrados vários focos do mosquito transmissor, somando assim percentual de 1,6% de infestação, colocando nosso Município numa situação de médio risco para uma possível epidemia, estamos trabalhando arduamente para que isso não ocorra, mas precisamos da colaboração de todos.
De todos os bairros visitados, estes em destaque chamaram atenção das equipes de saúde com alto índice de infestação, sendo: Santa Maria com 14,5%, Senhor Divino 2,5% e Vila Bela 2,3%. Diante desses resultados o Controle de Vetores já desencadeou ações de controle e monitoramento desses bairros, com o propósito de reduzir o índice larvário, com visita 100% nos imóveis, inspecionando tratando e destruindo possíveis criadouros e ainda orientando os moradores na prevenção destas doenças.
O Secretário de Saúde, Rogério Souto, lembrou ainda que dos focos encontrados 80% estavam em lixos domésticos e bebedouros de animais, como: latinhas, garrafas, sacolas plásticas, água do cachorro das galinhas e outros.