17/12/2014 às 13h34min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Transporte de celulose por ferrovia cresce mais de 50% em MS

Dourados News
Celulose já representa 15% do volume de produtos  transportados pela ALL (Foto: Divulgação/ALL)

Celulose já representa 15% do volume de produtos transportados pela ALL (Foto: Divulgação/ALL)

Celulose já representa 15% do volume de produtos
transportados pela ALL (Foto: Divulgação/ALL)

Levantamento da América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela gestão de 1.296 quilômetros de ferrovias em Mato Grosso do Sul, aponta que cresceu em mais de 50% o escoamento de celulose pela malha ferroviária do estado em 2014 em relação a 2013.

Segundo a empresa, no acumulado de janeiro a outubro deste ano, as duas indústrias de celulose instaladas no estado, a Fibria e a Eldorado Brasil, que têm plantas no município de Três Lagoas, a 313 quilômetros de Campo Grande, escoaram por trens, 1,621 milhão de toneladas do produto, que teve como destino o porto de Santos, de onde foi exportado.

De acordo com o responsável comercial da carteira de produtos industriais da ALL, Carlos Teixeira de Freitas, os bons resultados são frutos de investimentos e trabalho desenvolvido em parceria com as empresas.

“Este setor está em franco crescimento e a parceria construída entre os players e a ferrovia é um case de sucesso. Os volumes estão crescendo de forma expressiva e a solução logística que oferecemos é uma forte aliada para o aumento da competitividade dos nossos clientes”, explica.

O carregamento dos vagões da Fibria é feito em Três Lagoas e o da Eldorado é realizado em Aparecida do Taboado.

Freitas explica que, através de investimentos realizados, somados ao momento que o setor está vivendo, a celulose passou a representar aproximadamente 15% do total de produtos industriais transportados pela ALL. “É um crescimento bastante representativo e que retrata muito bem o cenário da celulose no país”, aponta.

De acordo com o diretor da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS), Benedito Mário, a tendência é que, até o fim do ano, os números continuem no mesmo ritmo.

“Por conta da forte demanda das indústrias de celulose, houve um crescimento muito significante na produção. Talvez Mato Grosso do Sul seja um dos poucos estados do Brasil com as condições favoráveis para produzir: terra, situação fundiária boa, propriedades grandes, e topografia boa, com áreas planas”, explica
.


Link
Notícias Relacionadas »