07/01/2015 às 12h52min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Porto Murtinho é o município mais atingido por raios em MS

Campo Grande é a quinta cidade mais atingida por raios no Estado

MS NOTICIAS
Raios(modificado)

Raios(modificado)

Foto: Divulgação

O município de Porto Murtinho – distante 454 quilômetros de Campo Grande- é a cidade que mais é atingida por raios no Estado, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sendo o o 53º município com maior incidência de descargas elétricas no país, com média de 14,45 por km²/ano.

Em Mato Grosso do Sul, a lista das dez cidades que mais caem raio estão os municípios de Nova Alvorada do Sul (2º lugar); Caracol (3º); Amambai (4º); Campo Grande (5º); Vicentina (6º); Iguatemi (7º); Anaurilândia (8º), Santa Rita do Pardo (9º) e Aral Moreira (10º). Dourados aparece na 60ª posição no Estado.

Os raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.

Somente no Brasil, caem 50 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta – área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios. Nos últimos três meses caíram 439.978 raios no Estado.

Tayná Biazus


Link
Notícias Relacionadas »