08/01/2015 às 08h14min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Santos se reapresenta com promessa de salário pago e baixas no elenco

Atletas voltam de férias nesta quinta-feira na expectativa de receberem parte dos atrasados. Com nova diretoria e em crise, time não ainda não tem nenhum reforço

GloboEsporte.com
Clodoaldo, Modesto Roma e Dagoberto dos Santos (Foto: Cássio Lyra)

Clodoaldo, Modesto Roma e Dagoberto dos Santos (Foto: Cássio Lyra)

O presidente Modesto Roma ao lado do diretor Dagoberto dos Santos (Foto: Cássio Lyra)

O Santos se reapresenta para iniciar a temporada de 2015 na tarde desta quinta-feira, no CT Rei Pelé, com poucas mudanças no elenco, muitas na administração e a promessa de que parte dos salários que estão atrasados serão quitados junto com retorno dos atletas das férias.

Se cumprido, o acerto deverá aliviar um pouco o clima tenso que promete ser a tônica deste começo de ano na Vila Belmiro. Com os cofres comprometidos, a equipe volta aos trabalhos sem nenhuma cara nova entre os atletas e com um grupo de jogadores menor do que o que terminou 2014 sob críticas.

A ausência mais sentida é a do atacante Leandro Damião. Alvo da torcida pelo desempenho que em nenhum momento justificou os R$ 42 milhões investidos – com a ajuda do fundo Doyen Sports, que receberá o valor com juros de 10% ao ano -, o jogador foi emprestado ao Cruzeiro. Ele, porém, ainda terá parte de seus vencimentos na conta do Santos.

Titulares no fim do Campeonato Brasileiro, Bruno Uvini e Rildo não tiveram seus empréstimos renovados e voltaram ao Napoli, da Itália, e à Ponte Preta, respectivamente. O zagueiro Neto também deixa o clube, assim como o atacante Giva. O garoto Jorge Eduardo, ligado ao Audax Osasco, ainda tem chance de retornar.

Enderson Moreira, mantido no banco do time apesar das pressões para que fosse demitido, não ganhou nenhuma peça para repor as perdidas. Com muito pouco dinheiro, o Santos começa a temporada sem reforços. Nesta quarta-feira, durante sua apresentação no clube, o novo diretor-executivo, Dagoberto dos Santos, afirmou que usará os valores em caixa para acertar os salários dos atletas – são dois meses atrasados e, nesta quinta, termina o prazo para o pagamento dos vencimentos de dezembro. A diretoria pretende quitar ao menos um mês antes da reapresentação, nesta tarde.

Ainda há a perspectiva de novas baixas: os agentes do meia Lucas Lima, um dos que mais se valorizaram no ano passado, esperam a chegada de um proposta para levá-lo à Europa. Se ela se concretizar, dificilmente será negada – o Torino, da Itália, pode ser o destino. O volante Arouca tem proposta do Palmeiras e é outro que pode se despedir da Vila Belmiro ainda antes do Paulista. O mais próximo de chegar é o meia Chiquinho, que estava no Fluminense, mas ainda falta o aval do banco BMG, que detém os direitos econômicos do jogador, para que ele possa ser anunciado.

Lucas Lima - Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

Lucas Lima - Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

Destaque no ano passado, Lucas Lima ainda pode deixar o time (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

 

As principais mudanças no Santos, porém, não entram em campo. Uma nova administração, chefiada pelo presidente Modesto Roma Júnior, assumiu a direção no primeiro dia de janeiro. Com ele, estão o vice César Augusto Conforti e outros sete membros do Comitê de Gestão: Rodrigo Marino, Jorge Corrêa da Costa, Paulo Roberto Dias, Gastoni Righ, José Renato Quaresma, José Macedo Reis e Francisco Lourenço Lopes.

O diretor-executivo Dagoberto do Santos tem, em sua equipe, o gerente André Zanotta e o supervisor Sérgio Dimas. O ex-volante Clodoaldo atuará como consultor e o ex-lateral-esquerdo Léo fará estágio, ambos sem remuneração.

Pela programação fornecida pelo clube, os atletas realizarão avaliações médicas, físicas e fisiológicas neste primeiro dia de trabalho. Novos exames devem ser feitos entre sexta e sábado e a previsão é que os jogadores iniciem os exercícios em campo apenas no domingo.


Link
Notícias Relacionadas »