13/01/2015 às 14h05min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Acionistas minoritários da Petrobras vão à Justiça para recuperar perdas

Grupo quer receber indenização e responsabiliza companhia e a União.

Midiamax

A queda nos valores das ações da Petrobras nos últimos meses, após a Operação Lava Jato revelar um esquema de propina e corrupção na empresa, motivou um grupo de acionistas minoritários a entrar na Justiça para pedir indenização na tentativa de reparar a perda financeira acumulada no período. As ações, que serão individuais, tentarão responsabilizar a companhia e a União por terem "permitido" os desvios com a nomeação da diretoria investigada.

Conforme o advogado Francisco Antônio Stockinger, que representa o grupo de seis acionistas, quase todos gaúchos, o objetivo é tentar demonstrar que a indicação estava vinculada a partidos políticos em troca de apoio no Congresso.

Para isto, Stockinger pediu ao juiz federal de Curitiba Sérgio Moro cópias dos depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa.

"A base do pedido é na perda dos valores das ações. A ação será pautada na gestão com dolo. Queremos responsabilizar a União, que indicou diretores que causaram este prejuízo, e a própria Petrobras em razão do ato dos seus diretores", afirma o advogado.

Segundo Stockingter, não há como estimar um valor indenizatório pedido por cada cliente. Mas será levada em conta a diferença entre o valor pago na aquisição das ações e o preço pelo qual serão vendidas até a sentença do juiz na Operação Lava Jato. O cálculo também deve ser baseado na queda da Ibovespa no mesmo período.

"A possibilidade de conseguirmos as indenizações é muito grande. Houve uma perda patrimonial causada pela administração com dolo, que favoroceu políticos", observa.

Ao G1, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que "desconhece a existência de qualquer ação judicial movida por acionistas minoritários no Rio Grande do Sul que verse sobre queda no preço das ações da companhia."


Link
Notícias Relacionadas »