20/01/2015 às 12h53min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Mesmo alvo de substituições, Neymar tem bom semestre e iguala 2013/14

Brasileiro tem apenas 11 de 29 partidas completas sob o comando de Luis Enrique, mas, em seis meses, alcança a marca dos 17 gols marcados em seu primeiro ano

GloboEsporte.com
Neymar Treino Barcelona (Foto: Agência EFE)

Neymar Treino Barcelona (Foto: Agência EFE)

Neymar já tem 17 gols na temporada
(Foto: Agência EFE)

 Neymar está em estado de graça com a torcida do Barcelona. No momento em que a temporada do time chega exatamente à metade, com o fim do primeiro turno do Espanhol e a fase de grupos da Champions, ele está com 17 gols em partidas oficiais, exatamente o mesmo número alcançado considerando todos os jogos de 2013/14, seu primeiro ano no Camp Nou.

O mais surpreendente da marca do brasileiro é que, em sua segunda temporada pelo Barça, ele não tem jogado tanto quanto poderia. Das 29 partidas oficiais disputadas pelo clube, Neymar atuou os 90 minutos em apenas 11 ocasiões - 39% dos jogos. Substituído sete vezes pelo treinador Luis Enrique, ele é o segundo atleta do time principal que foi mais vezes tirado de campo pelo comandante, atrás somente do croata Rakitic, que sofre com a concorrência de Xavi e foi substituído em nove jogos. Pedro e Munir também saíram sete vezes, e atuam na mesma posição de Neymar.

Além das trocas, o brasileiro começou no banco e entrou no decorrer de três partidas, a última delas, e mais polêmica, foi na derrota fora de casa contra o Real Sociedad, em que câmeras de uma televisão espanhola flagraram o atacante fazendo piadas com Messi sobre estar na reserva. Em outras duas partidas Neymar ficou no banco e não entrou, e cinco vezes não foi relacionado - duas por lesão no Espanhol e três poupado na Copa do Rei.


A TEMPORADA DE NEYMAR

O aproveitamento baixo de Neymar pelo técnico Luis Enrique parece menos perseguição e mais estilo do próprio treinador, que somente no último domingo, em sua 29ª partida no comando do Barcelona, repetiu uma escalação - antes haviam sido 28 formações testadas em 28 jogos. Iniesta, ídolo do clube, foi substituído seis vezes, assim como Suárez. 

No entanto, Messi, principal estrela do time, saiu de campo apenas uma vez, contra o Ajax. Em um dos momentos mais polêmicos do Barça no ano, o argentino discutiu com seu treinador em campo na vitória em casa contra o Eibar e se recusou a sair de campo - e no caso sobrou para Neymar, que deu lugar a Munir.

Depois de perder mais de dois meses na temporada passada por lesões, mais forte, Neymar perdeu apenas dois jogos machucado - o primeiro, na estreia do Espanhol, contra o Elche, por uma torção no tornozelo, e o segundo, contra o Getafe, por dores novamente no tornozelo.


Campeonato Espanhol
1) Elche - não relacionado
2) Villareal - entrou aos 58
3) Athletic - entrou aos 62
4) Levante - saiu aos 51
5) Malaga - saiu aos 63
6) Granada - 90 minutos
7) Rayo V - saiu aos 80
8) Eibar - saiu aos 76 
9) Real - 90 minutos
10) Celta - 90 minutos
11) Almería - 90 minutos
12) Sevilla, 90 minutos
13)  Valencia, 90 minutos
14) Espanyol, 90 minutos
15) Getafe, não relacionado
16) Córdoba, reserva
17) Real Sociedad, entrou aos 58 
18) Atlético de Madrid, 90 minutos
19) Deportivo, saiu aos 70

Liga dos Campeões:
1) Apoel, 90 minutos
2) PSG, 90 minutos
3) Ajax, saiu aos 62
4) Ajax, saiu aos 74
5) Apoel, banco
6) Neymar, 90 minutos

Copa do Rei
1) Huesca - não relacionado
2) Huesca - não relacionado
3) Elche - saiu aos 67
4) Elche - não relacionado

AS SUBSTITUIÇÕES DE LUIS ENRIQUE


Rakitic - 9 vezes
Neymar, Pedro e Munir - 7 vezes
Iniesta e Suárez - 6 vezes
Busquets e Xavi - 5 vezes
Alba e Daniel Alves - 3 vezes
Sergi Roberto - 2 vezes
Messi, Mascherano, Piqué e Mathieu, Douglas e Adriano - 1 vez 


Link
Notícias Relacionadas »