21/01/2015 às 18h25min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Pet shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas

Yahoo

 

 

 

A exposição de cães e outros animas de estimação em vitrines e gaiolas em pet shops está proibida em todo o território nacional. Veterinários responsáveis por esses animais que descumprirem a regra devem responder processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária. 

A nova norma é fruto de uma resolução do Conselho, publicada em outubro passado, que passou a valer na semana passada. As regras servem para garantir o bem-estar do animal "em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente, considerando liberdade para expressar seu comportamento natural e ausência de fome, sede, desnutrição, doenças, ferimentos, dor ou desconforto, medo e estresse", segundo o texto. 

Assim, é preciso providenciar ambientes "livres do excesso de barulho, com luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situações que causem estresse ao animais". A resolução determina ainda que os profissionais devem orientar clientes sobre o estresse dos animais no momento da venda.


Link
Notícias Relacionadas »