23/01/2015 às 15h51min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Colheita de soja será aberta oficialmente no dia 27 em MS

Ato será realizado em propriedade rural em Campo Grande.

G1

Na próxima terça-feira, dia 27, será aberta oficialmente a colheita de soja em Mato Grosso do Sul na safra 2014/2015. O ato será realizado pela Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS), na Fazenda Campo Grande, localizada a 17 quilômetros da capital do estado, às 14h30.

Entretanto, alguns produtores do estado iniciaram a colheita no começo do mês, como, por exemplo, Jânio Pinesso, em São Gabriel do Oeste, e Christiano da Silva Bortolotto, em Amambaí.

Eles fizeram a colheita de áreas pequenas cultivadas com variedades precoces. Depois interromperam temporariamente os trabalhados para aguardar a finalização do desenvolvimento das lavouras que sofrem atrasos no plantio. A expectativa é que retomem a colheita entre o fim deste mês (janeiro) e a primeira quinzena de fevereiro.

Os atrasos no plantio ocorreram por conta da escassez de chuvas no início do período de semeadura da safra atual. Segundo estimativa da Aprosoja/MS, até o momento apenas 5% das áreas cultivadas com soja neste ciclo, que totalizaram 2,3 milhões de hectares, já foram colhidos.

Na abertura oficial da colheita da safra, a Aprosoja/MS deverá divulgar dados consolidados sobre a expectativa de produtividade, produção, comercialização e perda para o ciclo, com base no levantamento de informações realizado pelos técnicos do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul) e dos sindicatos rurais.


Link
Notícias Relacionadas »