30/01/2015 às 15h26min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Caçadores passam dois dias perdidos no Pantanal e são resgatados pela polícia

Eles ficaram sem beber água, comendo frutos e dormindo em árvores para escapar das onças

Correio do Estado

Três caçadores que estavam perdidos no Pantanal desde terça-feira (27) foram localizados ontem (29) por Policiais Militares Ambientais (PMA) e acabaram presos por prática de caça predatória. Os três homens estavam muito debilitados, pois ficaram quase 50 horas sem água e se alimentando de brotos de bacuris (fruto). Eles passaram duas noites dormindo em cima de árvores para não serem atacados por onças pintadas.

Os familiares relataram que os homens estariam caçando na região e que estavam com três armas longas e cachorros a fim de facilitar a localização da caça. Vários órgãos de segurança, além de parentes e voluntários, foram mobilizados na tentativa de localizar os três. Antes de serem conduzidos para a delegacia passaram por atendimento médico.

Um deles é de Aquidauana, tem 54 anos e trabalha como capataz da fazenda. O outro tem 20 anos e mora em Anastácio e o terceiro, 26 anos, reside em Campo Grande (MS).

Eles confessaram que estariam praticando caça predatória. Foram apreendidos: duas espingardas calibre 36 e uma calibre 22, além de duas facas e três cartuchos deflagrados.

 

Eles informaram aos policiais ambientais que não abateram nenhum animal silvestre, mas que perseguiram um cateto, um queixada e atirarem em um porco monteiro sem obter êxito, quando perceberam que estavam perdidos na mata. Os infratores informaram de que se alimentavam de brotos de bacuris, passando à noite em cima de uma árvore visto que a região é bastante habitada por onças pintadas.

Diante dos fatos, em razão do porte ilegal de armas e por praticarem caça sem autorização do órgão ambiental competente, receberam voz de prisão.

Eles foram conduzidos juntamente com as armas e os cartuchos deflagrados, à Delegacia de Polícia Civil de Miranda, local onde foram autuados em flagrante por caça predatória e por porte ilegal de armas.

Se condenados, poderão pegar de dois a quatro anos de reclusão pelo porte ilegal de arma e mais de seis meses a um ano de detenção pelo crime ambiental. Os infratores ainda receberam multa individual correspondente a R$ 1,5 mil.


Link
Notícias Relacionadas »