05/02/2015 às 18h07min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Deputada Grazielle Machado debate sobre setor da saúde na AL

Whelton Borges para o site Fátima em Dia
Deputada Estadual Grazielle Machado (PR)
(Foto: Giuliano Lopes / assessoria)

Em sessão ordinária desta quinta-feira (05), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada Grazielle Machado (PR) ocupou a tribuna e defendeu ações  que precisam ser melhoradas na área da saúde, principalmente na região norte do Estado.  Ela defende a municipalização, reorganização e transparência na condução do segmento.

Em seu discurso na tribuna, a parlamentar mencionou que um dos principais pilares no plano de governo da atual gestão está voltado para o setor da saúde, com base na reestruturação dos serviços que as unidades de saúde podem oferecer , porém, existem  algumas medidas que necessitam  de ações emergenciais, como por exemplo, a criação de novos leitos de UTI´S – Unidade de Terapia Intensiva nos hospitais.

Conforme dados que ela apresentou do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNESnet – Ministério da Saúde, em todo o Estado existem apenas 105 leitos de UTI’S mantidos pelo SUS – Sistema único de Saúde, sendo 79 leitos adultos, divididos em 5 municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá.  Leitos pediátricos somam apenas 6 distribuídos nas cidades de Campo Grande e Dourados e,  UTI Neotal  totalizam 20 unidades, que também ficam na Capital e Dourados.

“Com apenas este número reduzido de unidades de terapia intensiva, acredito não ter condições adequadas para um atendimento emergencial digno e humano, principalmente aos pacientes mais carentes que dependem do SUS,” explica a deputada e destaca que ela é mãe e entende a urgência quando se precisa de uma UTI Neotal. “É uma luta pessoal buscar a implementação de mais unidades, pois bem sei o quanto isso é importante para uma mãe”.

Além disso, Grazielle também fez outras abordagens sobre o setor da saúde.  Ela defende a transparência e a instauração de novas tecnologias no acompanhamento da fila de espera para a realização de exames. “É impossível um paciente, principalmente num estado grave, esperar quase um ano para realizar uma tomografia”, pondera.

Para finalizar seu discurso na tribuna, ela disse que dentre todas as ações, projetos e tudo que um deputado pode e deve fazer, a saúde será uma área que vai olhar com atenção, dedicação e muito carinho. “Somos legisladores e precisamos ficar atentos e buscar sempre melhorar a vida do Su-Mato-Grossense”.


Link
Notícias Relacionadas »