18/02/2015 às 13h03min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Aos 42 anos, Ivete mostra que tem fôlego de sobra para encarar a folia

Correio 24h

Em cima do trio, entre um acorde e outro, Ivete Sangalo, 42 anos, recebe uma garrafa  de água do produtor e braço-direito Raimundo Ferreira, 48, o Dito. Amigo há mais de 20 anos e padrinho do seu filho Marcelo, 5, Dito fica grudado em Ivete todo o tempo. Atento, ele está lá para dar um copo com café, remédio e até adesivo para dor muscular.

Durante a folia, Ivete Sangalo incorporou a diva em figurino criado pelo estilista paranaense Henrique Filho (Foto: Arisson Marinho)


“Recuperados de ontem? Botaram esse couro para secar? Porque quando mainha pegar esse couro...”, brincou Ivete no terceiro dia de folia. Lá embaixo, os foliões só veem o resultado da energia que não acaba. “Não sei como ela aguenta. É minha primeira vez no Carnaval e estou morta. Acho que meus alongamentos estão fracos... Tô muito sedentária!”, riu a fisioterapeuta Aline Soares, 24, que veio do Piauí curtir o bloco Coruja, domingo e segunda.

“Estou acabado. Quase desisti de vir: meus braços estão doendo, minhas pernas, minha panturrilha... Tinha músculo que eu nem conhecia que está doendo!”, divertiu-se o fotógrafo mineiro Walter Bicalho, 35. Os amigos o convenceram a continuar na folia. “Quando o trio passa, as dores passam”, justificou um deles, o administrador Júlio Costa, 34, que veio de Recife para seu 12º Carnaval em Salvador.

Maratona
Pense em percorrer 3 km pulando os quatro cantos de um trio elétrico de 24,2m de comprimento por 6,2m de largura, cujo nome não poderia ser outro: Demolidor. Multiplique por três dias seguidos e some  15 horas de pura cantoria, com um total de 350 músicas. Cansou? Ivetinha não. Tem mais: acrescente mais 3 quilômetros de arrastão na Quarta-Feira de Cinzas.

Tudo isso com direito a uma viagem a São Paulo e mais algumas horinhas de show. Já se perdeu nas contas e cansou só de pensar? Ela não, sabe tudo de cor. Imagine o folião que acompanhou de perto essa maratona carnavalesca de Ivete que, vestida de diva, celebrou os 30 anos da axé music e seus mais de 20 anos de carreira.

Aos 42 anos, ela mostrou que tem fôlego de sobra. Mas como enfrentou tudo isso sem tirar o riso de moleca do rosto? Sem perder o jeito debochado de brincar com o folião e sem esquecer de cumprimentar vizinhos, porteiros e amigos? Márcio Victor que o diga. Recém-operado de apendicite, foi lembrado por ela: “Te amo, meu nego. Ainda vamos tomar uma cachaça e rir disso tudo”.

O saldo: Ivete deu uma canja no Camarote Schin, na sexta; puxou o bloco Cerveja & Cia, no sábado; e o bloco Coruja, domingo e segunda; além de ter cantado em Votuporanga, São Paulo, ontem, e de ser uma das atrações do tradicional arrastão de Carlinhos Brown, hoje. Como enfrentar tudo isso sem dar ousadia para o cansaço? Simples: muito treino e dedicação, com o apoio de uma equipe que faz de um tudo por “Veveta”.

Energia
Claro que os cuidados com a artista observados em cima do trio são apenas alguns. O camarim do trio Demolidor, por exemplo, tem temperatura amena para não prejudicar a voz da diva. Além disso, nele, não faltam água de coco e água mineral - a pedido da anfitriã. Cada dia, o camarim é decorado com tapetes de paetês da cor do figurino ‘divino’ criado pelo estilista paranaense Henrique Filho: rosa, verde e azul.

“Quando ela entra no camarim, muitos de nós saímos para deixar um clima tranquilo. Ela é muito atenta aos detalhes. Então, não só tem a temperatura e as bebidas que ela gosta, mas também a decoração de acordo com o figurino”, contou a stylist paulista Manu Carvalho, 40, uma das consultoras de moda de Ivete.

Mas, para manter o pique e o vozeirão, os preparos de Ivete começam bem antes da folia: exercícios vocais intensivos com a fonoaudióloga Janaina Pimenta, que cuida de sua voz há cerca de 20 anos; treinamento físico com o personal trainer Joca Gonzalez; e acompanhamento nutricional com o marido e nutricionista Daniel Cady, 29.

“A alimentação dela é toda balanceada para aguentar o pique do Carnaval. A dieta que Daniel passou não tem glúten nem lactose. Ivete já perdeu mais de 7 kg”, contou sua prima, comadre, produtora e grande amiga, Carol Sangalo, 38, outro braço-direito que fez parte da equipe responsável por viabilizar o Carnaval de “mainha”.

Treinos de boxe, atletismo e levantamento olímpico fazem parte do preparo físico. As atividades levam, no máximo, uma hora e são adequadas à agenda de Ivete. “A gente faz sempre na quadra do prédio dela e o treino acaba sendo lúdico, porque o filho dela sempre está junto. Acho que daí vem tanta inspiração”, entregou o treinador Joca Gonzalez, 30. E o segredo para a diva aguentar essa maratona carnavalesca, aos 42, sem perder a pose no corpinho? “Ah, a energia já é dela!”, completou ele, aos risos.


Link
Notícias Relacionadas »