25/02/2015 às 10h22min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Operação Bumerangue cumpre mandados de prisão em Dourados, fronteira e Capital

Dourados Agora

Polícia Federal, Receita e Ministério Público Federal deflagraram hoje ação ostensiva contra o contrabando em Mato Grosso do Sul e, simultaneamente, no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A Operação Bumerangue tem como alvo, organização criminosa suspeita de fraudar o Fisco Federal. Um levantamento inicial aponta para mais de R$ 250 milhões em transações comerciais ilegais, realizadas pelo grupo investigado.

A Operação cumpre hoje 12 mandados de prisão temporária, 39 de conduções coercitivas e 35 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa, localizadas em Dourados, Ponta Porã, Campo Grande (MS); Cascavel, Chopinzinho, Londrina e Ibiporã (PR); Garuva (SC); São Paulo, Bauru, Rio Preto, São José do Rio Preto, Votuporanga, Limeira, Catanduva e Mogi das Cruzes (SP).

Segundo a PF, a investigação identificou esquema ilegal de fornecimento de produtos siderúrgicos nacional que saia do País e retornava de forma irregular, sem recolhimento de tributos. Conforme a Federal, a quadrilha utilizava notas emitidas por estabelecimentos comerciais situados em Ponta Porã (MS), que faz fronteira seca com o Paraguai e, após a entrega da mercadoria, os documentos eram cancelados para não deixar rastro.

De acordo com a Polícia Federal, na maioria dos casos, a organização criminosa usava firma de exportação fictícia ou simulada; as mercadorias saiam das indústrias, eram entregues aos destinatários no Paraná e São Paulo e, após emissão de notas fiscais, eram exportadas do Mato Grosso do Sul sem, sequer, chegar a este Estado.

Para concretizar a fraude, seis meses após emissão das notas fiscais, pelas indústrias, empresas comerciais exportadoras que contavam com a participação de servidores públicos, simulavam as exportações apresentando a documentação relativa aos despachos aduaneiros. Os veículos transportadores das mercadorias a serem exportadas não compareciam à unidade da Receita Federal do Brasil para os procedimentos de controle aduaneiro.

A Polícia Federal, Receita e MPF apuraram, ainda, que há indícios de crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, descaminho, corrupção ativa e passiva, além de evasão de divisas, entre outros.

O Douradosagora acompanha os trabalhos junto à Delegacia da Polícia Federal, em Dourados.


Link
Notícias Relacionadas »