15/03/2015 às 18h38min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Carteiro é atacado por cachorro Pitbull em Rio Brilhante

Gerson Fior
fatimaemdia.com.br
Perna do Carteiro atacado pelo PitBull (Foto: Gerson Fior / fatimaemdia.com.br)

Um carteiro, foi vítima de ataque de um cão da raça Pitbull quando entregava uma correspondência em Rio Brilhante, na manhã deste ultimo sábado (14).

O animal estava dentro do quintal da residência, mas conseguiu escapar morder a perna do trabalhador no momento em que ele entregava suas correspondências.

O carteiro foi encaminhado ao hospital para receber os cuidados médicos necessários.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do site Fátima em Dia, o funcionário do correio, teve ferimentos na coxa esquerda levando aproximadamente 6 pontos e passa bem.


O que diz a lei

O novo Código Civil Brasileiro determina que o dono ou responsável pelo animal deve pagar indenização por dano causado pelo bicho caso não consiga comprovar que a vítima teve alguma culpa. O dispositivo refere-se a animais domésticos ou mantidos em cativeiro. Se os bichos forem selvagens ou sem dono, ninguém responderá pelo ataque.

O Código Penal, no artigo 132, aponta como crime "expor a vida ou saúde de outrem a perigo direto e iminente". Está em vigor no DF uma lei distrital que proíbe cães em lugares públicos sem coleira e focinheira.

Um projeto de lei que proibia cães ferozes soltos nas ruas foi arquivado na Câmara Legislativa. A idéia era castrar qualquer cachorro encontrado solto ou sem coleira. O ex-deputado distrital César Lacerda propôs a lei depois que o neto foi atacado por um rottweiler, em 1998. O menino, na época com 8 anos, passou por oito cirurgias plásticas e ainda precisa de mais operações. A mãe do menino luta por indenização.


Como prevenir


Para socializar o cão e evitar que ele se torne agressivo é preciso:

Criar o animal em lugar adequado, adaptando o canil às raças de maior porte e maior força

É recomendável que o dono tenha animais de outras raças antes de comprar um pit bull ou rottweiler. Assim ele se acostuma com o comportamento animal e pode prever reações perigosas

O proprietário deve analisar a origem dos animais antes de comprá-los. Quando os pais do bicho são dóceis, há mais chance de o animal ser tranqüilo

Não se deve adestrar o cão para guarda e defesa. O cão deve ser socializado junto com a família e com o dono

Cães maltratados e condicionados a morder são os que mais atacam

É preciso estimular ações de educação para a posse responsável de animais domésticos

Criar espaços de socialização e exercício de cães

Implantar o sistema de registro com mecanismo de cassação do direito de ter animais para quem maltrata, utiliza em rinhas ou estimula sua agressividade

Regular as práticas de adestramento para que não sejam realizadas por pessoas não capacitadas e que estimulam nos animais a agressividade


Link
Notícias Relacionadas »