18/03/2015 às 15h55min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Prestes a perder R$ 7 mi, investidor vê ingratidão de Valdivia e desconfia de blefe

Band

Osório Furlan não está satisfeito com a situação de Valdivia no Palmeiras e falou sobre a ingratidão e a marra do atleta. Segundo o conselheiro do Palmeiras, que investiu 2,16 milhões de euros (quase R$ 7,5 milhões, em valores atuais) na contratação do jogador e que possui 36% dos direitos econômicos do mesmo, Valdivia não retribuiu nada que o Verdão fez por ele e ainda acha que salvou a equipe do rebaixamento. Em entrevista ao repórter Alexandre Praetzel, da Rádio Bandeirantes, o conselheiro falou sobre o assunto.

“Esta última vez (que foi convocado pela seleção chilena), ele voltou contundido do jogo contra a Venezuela e evidente que, para querer se passar de mártir dentro do Palmeiras, ele jogou contundido no último jogo do Campeonato Brasileiro, achando que foi o salvador da pátria, que ele se doou pelo Palmeiras e que foi ele o responsável pela não queda para a série B”, disse Osório, que pode perder dinheiro se Valdívia sair do Palmeiras após o fim do contrato. 

“Não sei por quê, nem ele nem o pai dele, resolveram retribuir com algo pelo Palmeiras. Nenhum deles retribuiu nada que o Palmeiras fez por ele até hoje. Haja visto que ele está sem jogar praticamente o Paulista todo e está enrolando para decidir uma renovação ou uma prorrogação”, comentou o conselheiro.

Contrato

Sobre a renovação ou não do contrato do jogador, Osório deixou claro que quem mais perde sem uma decisão para o caso é o Palmeiras, além do próprio conselheiro que investiu no atleta. O vínculo de Valdívia com o clube acaba dia 17 de agosto e ele já está livre para assinar um pré-contrato com outra equipe.

O problema, para o Palmeiras, é que a carta de crédito dada pelo Banco Benif para ajudar na compra do jogador ainda não foi finalizada. O valor, que não conseguiu ser pago até o vencimento, foi parcelado e ainda precisa ser quitado.

“De repente chega agosto, o Palmeiras perde os direitos do jogador, eu perco também, e quem sai mais prejudicado é o Palmeiras, que ainda deve parcelas para o banco. Não sei quantas, mas devem ter muitas a vencer, que o Palmeiras deve honrar, independente da continuação dele. O Palmeiras, se perder o Valdivia, perde praticamente tudo que fez pelo jogador nesses últimos seis, sete anos”, afirmou Osório.

O investidor, ciente de que pode perder dinheiro caso Valdivia saia após o fim do contrato, desconfia de que haja "algo por trás" da dificuldade nas negociações pela renovação com o Palmeiras. E critica tanto jogador como o pai, que cuida dos interesses do chileno.

"Como, na minha opinião, nem o Valdivia, nem o pai dele são confiáveis, de repente ele pode estar blefando e já ter um pré-contrato, empurrando com a barriga para continuar recebendo salário em dia do Palmeiras", afirmou.

Furlan não cogita acionar o clube na Justiça para ser ressarcido. E mostra resignação com a provável perda.

"(Nos negócios) Você entra para ganhar ou perder. E nesse caso, eu e o Palmeiras estamos perdendo", declarou.

Seleção chilena

Para o conselheiro do Palmeiras, a maior preocupação com a convocação do jogador é uma possível contusão que pode impossibilitá-lo de atuar pela equipe paulista até o fim do contrato. Mesmo tendo pedido dispensa da Seleção, Valdivia não teve sua solicitação atendida e precisará jogar por seu país.

“A situação do Valdivia é muito difícil, porque ele está sendo recuperado pelo Palmeiras desde o fim do ano passado e pelo que me parece, ele foi convocado pela seleção chilena. A solicitação do Palmeiras não foi acatada e ele vai ter que se apresentar para os dois amistosos, inclusive um contra o Brasil, e eu não sei exatamente qual vai ser o retorno dele”, comentou o conselheiro.

“Se não me falha a memória, as últimas duas vezes que ele foi convocado pela seleção chilena e jogou, ele voltou contundido. Se ele voltar contundido, não deve jogar mais, e como fica o contrato dele que é até agosto?”, indagou.

Situação problemática

O jogador passa por um momento complicado no Verdão, ainda não jogou em 2015 e é presença constante no departamento médico. Além disso, as polêmicas fora do gramado não param. Valdivia chegou a postar uma foto com uma caneca do Rio de Janeiro, o que levantou a suspeita de uma possível transferência para algum clube carioca.

Não é segredo que o Flamengo já especulou o jogador, que também é aprovado pelo treinador da equipe, Vanderlei Luxemburgo, mas Valdívia disse que no Brasil atuaria apenas no Palmeiras. Nos últimos dias, o gerente de futebol do Palmeiras disse que o Cruzeiro também tinha interesse no jogador, mas a informação foi negada pela equipe mineira.

Nesta quarta-feira, Valdivia fez o primeiro treino do ano com o elenco. O próximo jogo do Palmeiras é no domingo, pelo Campeonato Paulista, contra o São Bernardo.


Link
Notícias Relacionadas »