27/03/2015 às 13h21min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Dourados tem duas mil pessoas na fila do RG e agendamento só em maio

MS Noticias

Com mais de 2 mil na fila, a cidade de Dourados esgotou as vagas para a emissão do RG e, portanto, quem precisar do serviço terá que esperar até meado de maio, data mais próxima do agendamento eletrônico para emitir o documento.

De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis, com a superlotação, os papiloscopistas abriram expediente à tarde e receberam reforço de profissionais de Fátima do Sul e Itaporã, com o objetivo de amenizar a superlotação.

A partir do dia 1º de abril, estão previstos quatro novos papiloscopistas para Dourados e, segundo o Sindicato, os agendamentos eletrônicos poderão ser feitos nos períodos da manhã e da tarde, passando de 30 para 80 senhas.

Por dia, mais de 100 estão sendo atendidos, sendo 30 deles por agendamento eletrônico e o restante através de senhas que são distribuídas na porta do Núcleo de Perícias. Mesmo assim, a previsão é de que cerca de 20 pessoas por dia que procuram o serviço voltem para a casa sem atendimento. Segundo o Sindicato, as viagens ao exterior, os exames do Detran, que não permitem documentos antigos, além de casamentos, divórcios e 2ª via do registro, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento na demanda de emissões.

Conforme o Sindicato, a implantação do sistema eletrônico no final do ano passado em Dourados não conseguiu acabar com a superlotação e douradenses continuam tendo que disputar senhas extras, que desde o ano passado teriam que deixar de existir, se o sistema garantisse vagas suficientes. Segundo o Sindicato da categoria, as longas filas acontecem devido ao déficit de papiloscopistas.

São 4 profissionais e, destes, apenas dois atuam exclusivamente com a carteira de identidade. Os demais cumprem plantão 24h, que, além das coletas das impressões digitais para a emissão dos RGs, também atuam em todas as investigações criminais.

Com apenas dois exclusivos para a função, o setor atende a uma população de 200 mil habitantes. Conforme o Sindicato, Dourados perdeu metade do número de policiais papiloscopistas e não houve reposição. Segundo informação, havia um total de 8 profissionais, sendo que, destes, dois passaram em concursos públicos e saíram da cidade e outros dois se aposentaram.

Providências

A previsão do Sindicato é de que pelo menos mais 4 papiloscopistas sejam encaminhados para Dourados até abril deste ano. Destes, um grupo que passou no concurso ingressou na academia da Polícia Civil no dia 1º de dezembro. Com isto, um dos profissionais já foi destinado para Dourados. O restante chega na segunda etapa, prevista para os meses seguintes.

O Sindicato acredita que o reforço vai atender à demanda do município, acabando com as filas. De acordo com o Sindicato, aqueles que não conseguirem vagas e necessitem do RG, podem fazer o agendamento também em cidades vizinhas, como Itaporã, que tem um papiloscopista. Para se ter uma ideia do déficit de profissionais em Dourados, a cidade de Fátima do Sul, que tem pouco mais de 20 mil habitantes, conta com 4 papiloscopistas, o mesmo número de Dourados.


Link
Notícias Relacionadas »