06/04/2015 às 13h00min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Homens e mulheres têm tipos de desejos sexuais diferentes

Já pensou que homens e mulheres podem discordar sobre sexo

Terra

Já pensou que homens e mulheres podem discordar sobre sexo em alguns pontos porque têm tipos diferentes de desejos? É isso que a psicóloga Emily Nagoski, especialista da Smith College, nos Estados Unidos, explica em seu novo livro, Come As You Are . Segundo ela, existem dois tipos de desejo e homens e mulheres respondem de forma distinta a eles. Homens têm, em média de 70% dos casos, o "desejo espontâneo", aquele ativado por uma imagem ou pessoa atraente que estimula o desejo interno mais primitivo. Para ele, primeiro vem o desejo, depois o prazer. Enquanto as mulheres respondem ao "desejo sensível", aquele que surge apenas como uma resposta à excitação, como um beijo do parceiro, por exemplo.

 Foto: iStockphoto

Foto: iStockphoto

 

 
Psicóloga explica que, para mulheres, desejo sexual é uma resposta a um estímulo, como um beijo, por exemplo
Foto: iStockphoto

"Todos esperam que tenhamos desejo espontâneo, porque é assim que a maioria dos homens vive, mas apenas 10 ou 20% das mulheres têm a mesma tendência. É por isso que nunca podemos nos julgar baseados nas experiências de outras pessoas", diz a psicóloga. Ela comenta ainda que as mulheres sofrem muito mais de variação anatômica, mecanismos sexuais e resposta do corpo ao prazer e por isso este tipo de cobrança e comparação não é saudável.

O livro fala ainda que o modelo de desejo sexual que a maioria dos especialistas usa é da década de 1970 e está ultrapassado. Isso porque  eles entendem o desejo sexual como um impulso e motivação individual, assim como a fome: um sentimento ou vontade que surge e é preciso encontrar uma forma de terminar com ela.

"Vimos que para muitas pessoas, especialmente as mulheres, a experiência do desejo é diferente disso e funciona mais como uma resposta a um estímulo direto do que uma antecipação natural que é perseguida depois. Primeiro o estímulo, depois o desejo", diz a especialista. E completa: "os dois tipos de desejo são absolutamente normais".


Link
Notícias Relacionadas »