06/04/2015 às 16h30min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Unei será construída ao lado presídio e semiaberto

Dourados Agora

A construção da nova Unei será ao lado da Penitenciária Estadual de Dourados (PED) e do semiaberto. A confirmação saiu depois de reunião na manhã de hoje na Câmara Municipal entre os desembargadores Eduardo Machado Rocha e Luiz Tadeu, o juiz Zaloar Murat Martins e os vereadores. O prefeito Murilo Zauith (PSB) apoiou a proposta.

A sede da Unei estava prevista para ser construída próximo a Embrapa, na BR-163, no entanto, como a região recebe empreendimentos residenciais, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), saiu contrária a ideia.

A reunião de hoje na Câmara foi realizada para tratar o impasse da construção da sede, pois já há recursos de R$ 12 milhões garantidos para as obras. A atual Unei, localizada no Jardim Laranja Doce, não tem infraestrutura adequada para oferecer serviço de recuperação aos adolescentes. O local é conhecido pelo judiciário como "depósito de menores".

O comandante da Polícia Militar, Carlos Silva, apoiou a iniciativa do local da nova sede. "Poderemos utilizar, se preciso, o efetivo de policiais que hoje estão na penitenciária para dar apoio à Unei", disse ele.

E justamente a segurança foi outro assunto tratado durante a reunião. A vereadora Virginia Magrini (PP) questionou se o judiciário daria suporte à Unei depois de concluída. Ela enumerou problemas pontuais já conhecidos como a falta de agentes e de projetos dentro da unidade para oferecer um serviço adequado aos internos.

O desembargador Eduardo Machado Rocha garantiu que além da construção da nova Unei, o judiciário acompanhará trabalhos de capacitação dos servidores que atuarão nessa nova unidade, que será assistida com todas as condições necessárias para oferecer um atendimento adequado aos menores.


Link
Notícias Relacionadas »