14/04/2015 às 07h35min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Vacina contra a gripe atrasa e prejudica combate à doença

Correio do Estado
O começo da campanha de combate à gripe, ou do vírus Influenza como também é conhecido,  vai ter atraso e a vacinação só deve começar a ser feita em Mato Grosso do Sul no dia 4 de maio.  
 
No ano passado, houve 29 óbitos de pacientes em consequência da doença, e já nos três primeiros meses de 2015 foram registrados 36 casos de pessoas portadoras do vírus. 
 
O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que  de janeiro até agora apontou que 27 casos foram registrados somente em Campo Grande.
 
Diferentemente das edições anteriores em que as campanhas eram realizadas em abril, o Ministério da Saúde informou que a demora ocorreu em consequência da adequação da vacina, que é anual, pois a fórmula precisa ser alterada para poder combater o vírus que está circulando. 
 
Entre as doenças que a dose protege estão o vírus H1N1 e H#N2. A justificativa do Ministério da Saúde, no entanto, cai por terra ao constatar que a rede privada (que tem disponível vacinas da mesma cepa) já comercializa o medicamento desde o fim do mês de março. 

Link
Notícias Relacionadas »