30/04/2015 às 09h33min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Estudantes têm até esta quinta-feira para se inscreverem no Fies

Correio Braziliense

O prazo para inscrições de novos contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se encerra nesta quinta-feira (30/4) em meio a turbulências recorrentes no programa. Alterações realizadas desde dezembro provocaram críticas de instituições de ensino superior e de estudantes. Muitos se endividaram ou tiveram de abandonar os cursos. Na reta final de inscrições, outro problema se somou à lista de reclamações: a precariedade no atendimento ao público.

A falta de dados precisos levou atendentes da central telefônica a informar que as vagas de novos contratos estariam garantidas nos casos em que os alunos ainda não tiveram resposta do Fundo Nacional da Educação (FNDE), o que não é verdade. Segundo funcionários responsáveis pelo serviço, em vez das 70 horas previstas, o treinamento deles não chegou a cinco horas, limitadas à apresentação de slides em que não foram incluídas dúvidas recorrentes. O atendimento é feito por funcionários da Call Tecnologia, empresa contratada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de uma licitação, em maio de 2014, por R$ 110 milhões para prestar serviços por 12 meses. O contrato pode ser renovado por igual período, com limite de cinco anos.

O Correio teve acesso a gravações em que um funcionário da terceirzada admite negligência na formação dos trabalhadores. “Funciona desse jeito, na precariedade”, afirma. Depois de cancelar um treinamento porque o retroprojetor não funcionava e não havia sala disponível, outro funcionário se desculpa. “Não deveria ter sido assim (...) Vou encaminhar posteriormente para o pessoal do DH (departamento de desenvolvimento humano), que é quem cuida da obrigação dos treinamentos, se será possível marcar com todos que estão aqui um treinamento de fato”, afirma. A promessa, feita em março a recém-contratados, não foi cumprida.

Uma funcionária admitida há seis meses conta que não teve qualquer instrução durante as duas primeiras semanas. “Ficava lendo o site. Era a base que eu tinha para atender. Tinham termos lá que eu nem sabia o que significavam. Não sabia o que era aditamento (renovação do Fies) nem DRM (Documento de Regularidade de Matrícula, um dos principais para realizar a inscrição)”, conta. “Tem gente que não sabia até quando iam as inscrições e dizia que era até julho”, conta outra funcionária, contratada há dois meses. Os atendentes assinaram um termo no qual concordam em serem responsabilizados por meio de descontos no salário por qualquer informação errada passada aos estudantes que acarretasse prejuízo.
 


Link
Notícias Relacionadas »