30/04/2015 às 13h40min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Atuação de guardas municipais é alvo de investigação do Ministério Público

Correio do Estado

O Ministério Público em Mato Grosso do Sul (MPE) instaurou inquérito civil para fiscalizar a atuação e formação da Guarda Municipal em Campo Grande. O procedimento, aberto pela Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, foi publicado no Diário Oficial do órgão desta quinta-feira (30).

De acordo com a publicação, o objetivo do inquérito é fiscalizar a atuação dos agentes da Guarda Municipal no que se refere ao respeito à dignidade e direitos humanos da população, em especial aos moradores de rua.

A Guarda Municipal, que foi concebida para proteger patrimônio, serviços e instalações do Município, passou por reformulações para integrar o Sistema de Segurança Pública da Capital e passou a fazer um trabalho de policiamento.

Além disso, os agentes também auxiliam a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) na fiscalização no trânsito da cidade, reduzindo a dependência da Polícia Militar para organizar o tráfego.

Sobre a formação, que também será fiscalizada, a Guarda Municipal havia informado que cerca de 200 homens e mulheres de seu efetivo são afastados dos postos de trabalho todos os meses para fazer cursos de reciclagem.

A reportagem entrou em contato com o comandante da Guarda Municipal, Valério Azambuja, mas as ligações não foram atendidas. A assessoria de imprensa da Guarda Municipal afirmou que ainda não foi notificada sobre o inquérito.


Link
Notícias Relacionadas »