14/05/2015 às 15h40min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Construção do Hospital da Mulher e da Criança fica para ano que vem

construção do Hospital da Mulher e da Criança em Dourados ficará para o ano que vem. A informação é da assessoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Antigo projeto do hospital da mulher e da criança em Dourados, que será construído ao lado do HUUm termo de cooperação foi finalizado entre a Ebserh, UFGD e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), visando a construção do hospital, que será em área ao lado do HU.

O novo local, vinculado ao HU, atenderá mais de 800 mil habitantes, suprindo uma demanda local de benefícios à saúde feminina e infantil. Além disso, a unidade vai hospedar um centro de pesquisa, ensino e formação de novos médicos.

Nesta primeira etapa do termo de cooperação, serão elaborados projetos estruturais com previsão de término no final do ano. Ao se finalizarem os estudos, ocorrerão as próximas etapas: licitação e construção da unidade. Para a elaboração dos projetos, a Unops contará com R$ 1,1 milhão provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação.

A presidente em exercício da Ebserh, Jeanne Michel, ressaltou a importância da cooperação para o projeto, que estabelece um planejamento sólido para a construção da unidade. "A população precisa de um atendimento adequado e não tínhamos um projeto pronto na mão. Essa iniciativa, com uma instituição especializada, traz garantia de qualidade e, ainda, uma consultoria para o acompanhamento posterior da obra", disse.

A mesma ideia é compartilhada pelo diretor de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Garibaldi Albuquerque. Para ele, o essencial é ter conhecimento do assunto e respeitar as características próprias de uma unidade universitária de assistência, pesquisa e ensino. "A Unops tem vasta experiência na elaboração de projetos, já tendo participado da construção de hospitais em outros lugares. A gente acredita que, com o projeto consistente, podemos fazer uma boa licitação e entregar um local de qualidade aos estudantes e à população", comentou.

Ampliação de espaço e de vagas

Para o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, a iniciativa suprirá a falta de espaço físico do HU-UFGD, possibilitando até mesmo a ampliação de vagas no curso de Medicina. "A linha materno-infantil é a principal linha do hospital, tornando esse investimento estratégico. A decisão resolverá a falta de espaço físico para o setor e permitirá uma reorganização completa e até uma possível expansão de vagas em Medicina", ressaltou.

Unops

A instituição é um recurso central do Sistema das Nações Unidas que presta serviços de gerenciamento de projetos e serviços de compra. Os serviços da Unops ajudam seus parceiros a complementar suas próprias capacidades, aumentar a rapidez, diminuir riscos, impulsionar o custo-benefício e melhorar a qualidade em construções de escolas, pontes e hospitais, por exemplo.


Link
Notícias Relacionadas »