19/05/2015 às 09h30min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Governador promete reestruturação da polícia militar para julho

Processos licitatórios estão em andamento

Top MídiaNews

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se comprometeu a iniciar a reestruturação da segurança pública com entrega de viaturas, armas e uniformes, a partir de julho. Durante solenidade de formatura de sargentos da Polícia Militar realizada na manhã de hoje (18), ele afirmou que os processos licitatórios para a aquisição dos materiais novos já estão em andamento.

“Nós estamos fazendo uma reestruturação principalmente das condições de trabalho da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e nós providenciamos a compra de equipamentos, coletes e armamento, uma reestruturação das viaturas e dos locais de trabalho. Temos pelotões e destacamentos da polícia que precisam de remodelação novo planejamento. Isso tudo está sendo feito para que, no início de julho, nós possamos entregar todos esses equipamentos”, declarou.

Para a aquisição de novas viaturas, duas licitações estão em andamento. De acordo com o governador, um processo foi aberto para a contratação de uma empresa terceirizada que vai fornecer e cuidar da manutenção dos veículos e outro para a troca de viaturas velhas em péssimas condições de funcionamento, que devem atender as tropas de Choque e especializadas.

“Nós queremos experimentar isso [a terceirização]. Alguns estados já praticam e dizem que se computar os custos são mais baratos que uma frota própria. Vamos fazer uma parte da frota terceirizada e também estamos determinando a troca de algumas viaturas através de compra que são veículos que rodam menos e que seriam mais econômicos ao estado”, completa.

Solenidade

Reinaldo participou da formatura de 107 sargentos da Polícia Militar em solenidade realizada na sede da instituição. Os formandos passaram por um curso de formação de 1.135 horas/aula, entre 1º de novembro de 2014 e 18 de maio deste ano.

Foram ministradas durante as aulas teóricas e práticas do curso, disciplinas como violência criminalidade e prevenção, direito penal e penal militar, direitos humanos aplicados a atividade policial, direitos constitucional e administrativo, gestão de conflitos e eventos críticos, tiro, defesa pessoal, entre outras.

Para o secretário estadual de justiça e segurança pública, o curso valoriza a parte mais importante da força policial que são os seres humanos. Na ocasião, ele destacou uma apreensão realizada na semana passada em que um cabo e um soldado apreenderam 17,135 toneladas de maconha durante uma vistoria na rodovia.

O governador voltou a destacar que está reestruturando as forças de segurança e se comprometeu a investir na valorização dos policiais, oferecendo melhorias no ambiente de trabalho e oferecendo oportunidade de qualificação e crescimento dentro da corporação. “Que impere o trabalho conjunto com organização e planejamento”, enfatizou.


Link
Notícias Relacionadas »