20/05/2015 às 11h00min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Professor é demitido por compartilhar conteúdo contra Olarte no facebook

TopMídia News

O professor de matemática Maiko Ferreira, de 30 anos, denunciou, com exclusividade ao TopMídia News, que foi demitido da Reme (Rede Municipal de Educação) de Campo Grande apenas por compartilhar conteúdos contra o prefeito Gilmar Olarte no facebook. O caso ocorreu no último dia 5 de maio. O docente contou a reportagem que estava dando aula quando a diretora da escola em que trabalhava recebeu uma ligação e foi obrigada a retirar professor imediatamente da sala de aula.

"Ela entrou na sala em que eu estava. Me disse que era para eu sair imediatamente do local, alegando que eu não fazia mais parte do quadro da prefeitura. Ela ainda disse que a ordem teria vindo da Semed (Secretaria Municipal de Educação)", revelou o professor.

Após o ocorrido, o professor procurou a prefeitura e lá descobriu o que tinha acontecido. "Quando cheguei lá, a chefe do RH, de nome Lizi, puxou uma pasta com um print onde estava escrito a ordem de revogação de aulas. Entre os documentos, havia um impresso com uma postagem da minha página do Facebook, onde eu tinha compartilhado uma matéria de um site que falava contra o prefeito. Mas isso era de conhecimento público e falava do Ministério Público".

O professor ainda lembra que um conhecido já tinha o alertado que pessoal ligado ao atual prefeito Gilmar Olarte monitoram todos os servidores municipais. "Me disseram que são várias pessoas que passam o dia monitorando as redes sociais. E quem fala ou compartilha algo, são chamados. Eu não sou concursado, sou contratado e por isso fui punido", desabafa.

Após a demissão, o caso ainda se complicou. "As duas diretoras das escolas que eu trabalhava tentaram reverter a situação, mas disseram que essa era uma determinação pessoal do prefeito. Eu cheguei a falar com outras pessoas, mas nada mudou. Só que aí fui pegar a rescisão do meu contrato e descobri que ninguém tinha assinado. Eles queriam que eu assinasse um documento e eu disse que não assinaria nada. Afinal, quem me demitiu foram eles. Só que como não tem justa causa, eles não querem se comprometer ou estão procurando um motivo para me demitir por justa causa", revelou.

Então, passados dias de conversações, o professor contou que foi, na última segunda-feira (18), à Semed para pedir que fosse entregue todos os documentos da sua demissão. "Eu precisava destes documentos, até mesmo para entrar com um processo, mas não me entregaram assinado. Eu consegui pegar o documento sem a assinatura. Mas como fui lá chegaram a ligar para o Wilson do Prado (secretário de Administração e Educação), e ele disse que não iria assinar nada e mandou dizer para mim que enquanto o Olarte estiver na prefeitura eu não trabalho mais em nenhuma escola da rede municipal".

Secretário de Administração e Educação, Wilson do Prado. Foto: Arquivo Top Mídia News. 

Diante de toda a situação, o professor permanece desempregado e entrou na justiça para reverter o caso. "Eles não podem me impedir de trabalhar,  eles não me entregaram a revogação e apenas me bloquearam no sistema. Estou com o advogado da  ACP (Sindicato Campo-Grandense dos profissionais em Educação) e já estou exigindo a minha recolocação nas escolas onde trabalhava. Quero as minhas 40 horas de volta".

O professor dava aulas nas escolas municipais, Ana Lucia de Oliveira, no bairro Paulo Coelho Machado e Vanderlei Rosa, no bairro Estrela Dalva. "Em uma das escolas a sala que eu ocupava está fechada e na outra, me disseram que colocaram uma pessoa sem formação adequada. Apenas quero o meu direito de trabalhar", finalizou. 


Link
Notícias Relacionadas »