30/05/2015 às 07h54min - Atualizada em 30/05/2015 às 07h54min

Com obras de reforma, presídio feminino de Rio Brilhante ganhará 36 vagas

O Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante (EPFRB) está passando por obras de reforma e ampliação, que possibilitarão um aumento de 66% no número de vagas no presídio, permitindo melhor acomodação às reeducadas. A ação faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Poder Judiciário e o Conselho da Comunidade local.

A reestruturação teve início há cerca de uma semana e contempla a criação de 36 novas vagas, saltando de 54 para 90, com a reestruturação das celas e ampliação no número de camas. Os trabalhos são desenvolvidos por cinco internos do presídio masculino da cidade, sob a supervisão do agente penitenciário Joiaribe Martins Alves, também da unidade masculina. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 41,6 mil.

O juiz da Comarca, Jorge Tadashi Kuramoto, idealizador da iniciativa, explica que a intenção é que as obras proporcionem um ambiente mais arejado e com condições dignas para o cumprimento da pena.

Segundo a diretora do EPFRB, em exercício, Rita de Cássia Alves da Cunha, com a nova estrutura das camas, as agentes penitenciárias também terão uma visualização melhor do espaço das celas, reforçando a segurança no local.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, esteve recentemente visitando a unidade prisional. Segundo ele, outras melhorias também estão sendo ou serão realizadas no presídio, entre elas a troca da caixa d’água. “Também pretendemos instalar, o mais breve possível, um espaço de convivência mãe e filho, para alojar as internas gestantes ou que estão com seus filhos recém-nascidos na unidade, a exemplo da estrutura que já temos no presídio feminino de Corumbá”, informa.

Segundo os responsáveis pela reestruturação, a previsão é os trabalhos estejam concluídos até setembro deste ano.


Link
Notícias Relacionadas »