16/06/2015 às 14h34min - Atualizada em 16/06/2015 às 14h34min

Sul-coreana é de novo alvo de suspeita e deve provar em novo exame que é mulher

Atacante sul-coreana Park Eun-Seon durante a Copa do Mundo Feminina 2015

A atacante sul-coreana Park Eun Seon, de 28 anos, é o grande nome de sua seleção na Copa do Mundo Feminina. Porém, mesmo sem chamar tanto a atenção das rivais fisicamente, tem 1,82m de altura e 74 quilos, ela é novamente alvo de suspeita de ser homem, disse o jornal Mundo Deportivo.

Artilheira da Liga de seu país, com 19 gols em 22 jogos pelo Seoul City, ela já teve de suportar as suspeitas de sua condição em 2013, quando seis times da Coreia do Sul exigiram que ela passasse por um teste. No entanto, a federação se negou, alegando que os testes a que ela foi sujeita aos 15 anos eram válidas.

“Verificar o gênero de uma pessoa é uma grave violação dos direitos humanos”, disseram os representantes seleção coreana no Canadá, país-sede da Copa de 2015.

Antes do torneio, no entanto, a Fifa havia alertado que poderiam haver controles de gênero. O regulamento indica: “O objetivo do presente regulamento é garantir a igualdade de condição a todas as jogadoras, estabelecendo normas de um procedimento standart para verificação do sexo dos futebolistas e protegendo em todo momento sua dignidade e sua vida privada”.

Park está entre as jogadoras que a Fifa têm intenção de aplicar o teste, mas a entidade máxima do futebol mundial ainda não revela isso oficialmente.


Link
Notícias Relacionadas »
Fátima em Dia Publicidade 1200x90