02/07/2015 às 15h29min - Atualizada em 02/07/2015 às 15h29min

Pai processa clínica e funerária após vídeo de Cristiano Araújo morto vazar

Ação indenizatória também é contra seguradora do plano funerário, em GO

- G1

A família do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, que morreu em um acidente de carro na BR-153, em Goiás, entrou na Justiça com uma ação por danos morais contra a Clínica Oeste, onde foram feitas as imagens do momento em que o corpo do cantor era preparado para o enterro. Além do estabelecimento, também foram acionadas a Funerária Paz Eterna, contratada para o transporte, e a seguradora do plano funerário, cujo nome não foi revelado.

A advogada Amelina Moraes do Prado, que representa o escritório do cantor, o CA Produções Artísticas, explicou ao G1 que a ação foi protocolada na tarde de quarta-feira (1º), no Fórum de Goiânia, em nome do pai do músico, José Reis de Araújo.

“Pedimos uma indenização para a família do cantor, a título de danos morais, em função dos transtornos causados pela exposição das imagens do corpo. Além do sofrimento que eles já enfrentavam, ainda tiveram que lidar com essa situação e ficaram consternados”, disse.

O vazamento de imagens do sertanejo aconteceu no último dia 24, quando o corpo era preparado para o sepultamento. Em uma das fotos divulgadas, o músico aparece com hematomas no rosto e, na outra, ele está com o terno que vestia quando foi enterrado. Já o vídeo mostra o processo de preparação do corpo.

Em nota enviada ao G1 nesta quinta-feira (2), a Clínica Oeste reafirmou que “lamenta profundamente a divulgação de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo e que a família e os fãs do artista tenham de passar por essa situação”. O estabelecimento informou que ainda não foi notificado da ação, “mas tão logo seja, tomará todas as providências para apresentar à Justiça seu posicionamento”.

Já a Funerária Paz Eterna informou, em nota, que ainda não foi notificada sobre a ação. “Se assim for, vamos apresentar a nossa defesa no momento adequado”, diz o texto assinado por Haendel Bittes, sócio da empresa.

A defesa do cantor preferiu não citar valores pedidos a título de indenização e não revelou o nome da seguradora que também figura na ação. Segundo Amelina, algumas documentações em relação à companhia ainda estão sendo anexadas ao processo.

Investigação
A Polícia Civil investigou o caso e indiciou três pessoas pelo crime de vilipêndio de cadáver (desrespeito ao corpo), que tem pena prevista de 1 a 3 anos de prisão. São eles: os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluídos do corpo para o enterro) Marco Antônio Ramos, de 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, de 39, que foram demitidos da Clínica Oeste por justa causa, e o estudante de enfermagem Leandro Almeida Martins, de 24, apontado como o responsável por disseminar os vídeos e fotos.

De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, responsável pelo caso, Márcia foi quem gravou o momento em que o corpo do cantor era preparado por Marco, indiciado pelo fato de não ter impedido a colega. Em seguida, a mulher enviou o vídeo a Leandro, que estuda na mesma universidade que ela. O jovem, por sua vez, repassou o material para duas tias, de 39 e 40 anos.

Oliveira explicou que as tias não foram indiciadas, pois alegam que ficaram horrorizadas e excluíram o arquivo antes que terminassem de ver. No entanto, os celulares delas passam por perícia. “[O procedimento] vai confirmar essa versão de que não enviaram a gravação, que foi feita de forma desrespeitosa e humilhante. Se algo for comprovado, mesmo após a conclusão do inquérito, elas poderão ser indiciadas”, disse.

Suspeitos de vazar vídeo do corpo de Cristiano Araújo têm celulares apreendidos em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Suspeitos de vazar vídeo do corpo de Cristiano Araújo têm celulares apreendidos em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Celulares dos indiciados passam
por perícia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O delegado ressaltou, ainda, que não há prazo para que o laudo da perícia dos celulares fique pronto. Já o inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário na quarta-feira.

A advogada da família do cantor destacou que a culpa dos indiciados “é incontroversa” e que a defesa ainda aguarda dos desdobramentos do caso na esfera criminal. “Agora que houve a conclusão do inquérito, vamos acompanhar para ver como o caso será tratado na Justiça e aguardar o momento oportuno para entrar com alguma medida contra essas pessoas”, disse.

Exclusão da web
A Justiça determinou na semana passada a retirada de todas as imagens do corpo do cantor tanto do Google quanto do Facebook.

Por meio de nota enviada por sua assessoria nesta quinta-feira, o Google disse que já se manifestou formalmente perante o juízo de 1ª instância explicando a necessidade de especificação de URLs [endereços das páginas], segundo o Marco Civil da Internet, para que possa remover conteúdo. "Apenas se não for emendada a decisão é que o Google irá recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para que o Tribunal aplique o Marco Civil".

O site já havia adiantado, no dia 29, que algumas imagens do caso foram excluídas após denúncias dos próprios internautas. "Em paralelo, o Google já removeu diversos vídeos do caso em questão que foram indicados por usuários como violações dos termos de uso e das políticas do YouTube", disse em comunicado.

No entanto, a assessoria do Tribunal de Justiça de Goiás afirmou que, para questionar a decisão, o departamento jurídico do Google precisa interpor um recurso. Dessa forma, no segundo grau, seria analisada a justificativa da empresa, quanto a necessidade da especificação dos links a serem removidos.

O G1 tentou novo contato com a assessoria nesta manhã para saber se houve o recurso, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Já o Facebook afirmou que não comenta casos específicos.

Cristiano Araújo e a namorada, a estudante Allana Moraes, Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)

Cristiano Araújo e a namorada, a estudante Allana Moraes, Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)

Cristiano Araújo e a namorada, Allana, morreram em acidente de carro (Foto: Arquivo Pessoal)

Morte e enterro
Cristiano Araújo e a namorada, a estudante Allana Moraes, de 19, morreram após um acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e Pontalina, no último dia 24, quando voltavam de um show em Itumbiara, no sul do estado. No veículo também estavam o motorista do músico, Ronaldo Miranda, e o empresário Victor Leonardo – os dois se feriram, mas já receberam alta do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG).

Cristiano Araújo é enterrado no Cemiterio Jardim das Palmeiras Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Cristiano Araújo é enterrado no Cemiterio Jardim das Palmeiras Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Cristiano Araújo foi enterrado em cemitério
de Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Após o acidente, Cristiano chegou a ser levado ao Hospital Municipal de Morrinhos. O médico Renato Martins Bessa, que fez o primeiro atendimento, disse que o quadro de saúde do cantor era grave. Em seguida, o cantor foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel até a capital, mas já chegou sem vida. Allana morreu ainda no local do acidente.

O corpo de Cristiano Araújo foi enterrado por volta das 12h do último dia 25, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários sucessos do artista durante a despedida. Allana foi enterrada horas antes, no mesmo local, a poucos metros do jazigo do sertanejo.

Cristiano Melo Araújo nasceu no dia 24 de janeiro de 1986 na cidade de Goiás. Filho de João Araújo e Zenaide Melo, ele tinha três irmãos: Ana Cristina Melo Araújo - de quem é gêmeo -, Felipe Araújo e Nelson Faleiro. O cantor e Allana namoravam havia 1 ano e dois meses. Ele deixou dois filhos - João Gabriel, de 7 anos, e Bernardo, de 2, frutos de relacionamentos anteriores.

 

Missas de 7º dia
Imagens da missa de sétimo dia de Cristiano Araújo, de 29 anos, que morreu em um acidente de carro na BR-153, em Goiás, mostram as homenagens feitas por familiares e amigos do cantor (veja vídeo acima). A cerimônia, realizada na noite de quarta-feira (1º) no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no Conjunto Itatiaia, em Goiânia, reuniu cerca de 5 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar.

Além do pai do sertanejo, João Reis de Araújo, e dos familiares da namorada do músico, Allana Moraes, 19, vítima do mesmo capotamento, estiveram presentes os cantores Marrone, da dupla com Bruno, Gabriel Gava, Thiago Brava, além do apresentador Rodrigo Faro.

Na terça-feira (30), familiares e amigos homenagearam Allana Moraes durante a missa de sétimo dia da jovem. A cerimônia ocorreu na Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística, em Goiânia. O pai do cantor e o irmão dele, Felipe Francisco Araújo, estiveram presentes.

Algumas pessoas usavam camisetas brancas com a foto da jovem estampada. Emocionados, o pai e amigos subiram ao altar para lembrar fatos da vida de Allana e prestar homenagens.


Link
Notícias Relacionadas »