Saudade, dizem, trata-se de uma palavra que só existe em português. Nos últimos tempos, se tem uma torcida que pode resumi-la para qualquer estrangeiro é a do Inter. Saudade de Libertadores. Só os colorados sabem o quanto foram longos esses quase 50 dias de espera até o duelo das 22h desta quarta-feira, contra o Tigres, no Beira-Rio, pela ida da semifinal - Guaraní, do Paraguai, e River Plate iniciaram o outro confronto na terça, com vantagem aos argentinos, de 2 a 0.
O intervalo da vitória suada para o Santa Fé em 27 de maio até este 15 de julho transformou-se em problema para Diego Aguirre, fora da partida por suspensão (o auxiliar Enrique Carrera ficará à beira do campo). O treinador viu jogadores importantes sofrendo lesões e o aproveitamento no Brasileirão e a invencibilidade no Beira-Rio ruírem. Mas agora é vida nova. Esse mesmo palco vermelho deve receber público recorde para se transformar em caldeirão - o clube publicou nesta semana um vídeo motivacional chamando os fãs (assista abaixo). O time terá praticamente força máxima. Juan e Eduardo Sasha, ambos retornando de problemas clínicos, são as principais dúvidas.
Se falta tradição, sobram outras credenciais ao Tigres. Para começar, ostenta no ataque um dos maiores ídolos da história do Inter. Autor de gols decisivos nas duas finais de Libertadores vencidas pelo Colorado, Rafael Sobis agora só poderá ser tricampeão se frustrar o sonho do tri vermelho. Mas há mais obstáculos: em férias desde as quartas, os mexicanos investiram mais de R$ 60 milhões com reforços, entre eles o vice-artilheiro do Francês, o atacante Gignac. O técnico brasileiro Ricardo Ferretti, conhecido como “El Tuca”, terá cinco desfalques.
O trio de arbitragem será venezuelano: José Argote, auxiliado por Jorge Urrego e Carlos Lopez. Transmitem a partida TV Globo para RS, SC e MG (menos as regiões de Araxá, Uberlândia, Ituiutaba e Juiz de Fora) (com Galvão Bueno, Maurício Saraiva, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho) e SporTV (com Milton Leite, Batista e Lédio Carmona). O GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes do jogo, em Tempo Real.
Inter: Alisson; William, Ernando, Juan e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D’Alessandro e Valdívia; Nilmar e Lisandro López.
Tigres: Nahuel Guzmán; José Francisco Torres, Juninho, Hugo Ayala e Israel Jiménez; Arévalo Rios, Guido Pizarro, Javier Aquino e Jürgen Damm; Rafael Sobis e Gignac.
Inter: Jorge Henrique, Paulão e Alan Ruschel estão fora por lesões.
Tigres: O meia Rivas, com lesão no tendão de Aquiles, e o volante Esqueda, com problema no joelho esquerdo, não foram liberados pelo departamento médico. Assim com o nigeriano Uche, com desgaste muscular. Os meias Dueñas e Nilo foram convocados para representar o México na Copa Ouro. O atacante Amaury Escoto dormiu demais e perdeu o voo.