17/07/2015 às 10h52min - Atualizada em 17/07/2015 às 10h52min

PM entra na Bolívia atrás de contrabandista e viaturas são retidas

- Diário Online

A polícia da Bolívia na fronteira com Corumbá (MS) prendeu, na manhã desta quinta-feira (16), integrantes de duas garnições da Polícia Militar e reteve as respectivas viaturas, quando da prisão de um contrabandista de roupas. A informação é do site Diário Online.

De acordo com as informações do site, as viaturas estão retidas na sede da Polícia Boliviana de Puerto Quijarro - Diprove, por terem entrado em território boliviano em perseguição ao motorista de um Voyage branco, que transportava uma carga de roupas sem a documentação fiscal.

O auditor fiscal da Receita Federal, Thiago Lessa, disse que o contrabandista, de 33 anos, já é conhecido da fiscalização, foi detido duas vezes por crime de descaminho e até teve perda de veículo. Uma equipe à paisana da Receita, viu quando o carro dele era carregado em uma trilha clandestina conhecida como trilha do Gaúcho.

Em sua entrevista ao site, ele disse que ''era uma grande quantidade de mercadoria e quando o abordamos, ele imediatamente iniciou a fuga. Tentou entrar na Bolívia, não conseguiu e veio para Corumbá. Pedimos o apoio da Polícia Militar e saímos em perseguição. Já na cidade, ele bateu em um Honda Civic e pegou o caminho de volta para a fronteira, batendo também em outros veículos que estavam à sua frente. Nós o cercamos e ele jogou o carro contra mim e outro servidor da Receita e acabou entrando em território boliviano".

Duas guarnições da Polícia Militar continuaram perseguindo o contrabandista na Bolívia, que acabou preso, com o apoio da Polícia boliviana. Porém, as autoridades daquele País, detiveram também os policiais militares brasileiros e as viaturas por terem invadido o território boliviano portando armas.

"Nós já estamos em contato com as autoridades bolivianas para esclarecer a situação, porque anteriormente, já tínhamos, informalmente, acordado uma possibilidade, não de entrar no País vizinho, mas sim de um acompanhamento e pedido de apoio nessas situações e hoje, para nossa surpresa, os veículos e as guarnições foram retidos", disse ao Diário Online, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho, ao informar ainda que destacou oficiais da corporação para esclarecer o caso e buscar a liberação das guarnições e das viaturas.

O contrabandista detido também está na Diprove e, segundo informações, teria levado um tiro de raspão no punho direito. Um advogado já o acompanha.


Link
Notícias Relacionadas »