23/07/2015 às 08h30min - Atualizada em 23/07/2015 às 08h30min

Peixe bate o Sport na Vila Belmiro e se classifica na Copa do Brasil

O Santos conseguiu reverter a vantagem do Sport e garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de perder por 2 a 1 na Ilha do Retiro, o Peixe deu o troco e, com uma vitória por 3 a 1, na Vila Belmiro, avançou na competição disputada em mata-mata, nesta quarta-feira.

Gabriel abriu o placar logo aos dois minutos de jogo nesta quarta-feira e ampliou ainda na primeira etapa. Diego Souza, porém, diminuiu em cobrança de falta antes do término do primeiro tempo. Mas Geuvânio acabou com as chances de o duelo ser decidido nos pênaltis com um belo gol no segundo tempo.

Agora, um sorteio na CBF definirá os confrontos da próxima fase, que terão as equipes que disputaram a Libertadores da América somadas à disputa. Com a eliminação, o Sport agora terá o direito de disputar a Copa Sul-Americana. Até por isso, a desclassificação desta quarta-feira acabou não sendo muito lamentada pelos jogadores pernambucanos, já que a competição internacional também dá uma vaga na próxima Libertadores da América ao campeão.

As duas equipes voltam a jogar pelo Campeonato Brasileiro neste fim de semana. No sábado, o Sport visita o Grêmio, em Porto Alegre, às 19h30. O Peixe joga no domingo, de novo na Vila, às 11 horas, contra o lanterna Joinville.

O Rubro-Negro pernambucano é o quarto colocado na tabela de classificação do Nacional, com 27 pontos, enquanto o Alvinegro Praiano é apenas o 17º, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, com 13 pontos nas mesmas 14 rodadas disputadas até aqui.

Ricardo Saibun/Santos FC
Geuvânio marcou o terceiro gol do Santos na classificação para as oitavas de final do torneio

Primeiro tempo alucinante - O Peixe começou a partida do jeito que o torcedor queria. Com postura de decisão e partindo para cima. E a pressão inicial deu tão certo que logo aos 2 minutos, Gabriel abriu o placar e encheu o santista de esperança. Na jogada, Zeca recebeu pela esquerda, cortou para dentro e lançou o jovem atacante, que entrou no facão, furando a linha de impedimento do Sport para marcar.

 

No lance seguinte, jogada pela direita do ataque do Santos e novamente a bola sobrou para Gabriel, que bateu firme, mas errou o alvo desta vez. Era pressão alvinegra na Vila.

Desta forma, com as linhas avançadas, o time de Dorival Jr jogava com os zagueiros na linha do meio de campo, forçado uma compactação que, talvez, o Rubro-Negro pernambucano não esperava. Atordoado, o Sport mal conseguia chegar à meta de Vanderlei. Apenas arriscava algumas jogadas pela esquerda, com Marlone, mas sem oferecer riscos.

A marcação avançada do Peixe, porém, durou apenas 20 minutos. Após isso, o Leão se encontrou em campo e passou a tocar mais a bola. Aos 22, Werley quase entregou o ouro ao afastar mal uma bola alçada na área. Diego Souza pegou a sobra e bateu de primeira, já dentro da área, mas a bola desviou no zagueiro e saiu por cima.

O alívio veio aos 35. Renê recuou mal de cabeça e deu um presente a Ricardo Oliveira, que teve apenas o trabalho de dominar e cruzar rasteiro para Gabriel empurrar para as redes. 2 a 0 Peixe.

Porém, após um bom primeiro tempo, o Santos acabou castigado aos 39 minutos. Werley cometeu falta em Diego Souza na entrada da meia-lua. O próprio meia bateu forte e contou com o vacilo de Marquinhos Gabriel, que virou o corpo na barreira e desviou a bola para o gol. Com isso, com apenas um chute a gol, o Leão conseguiu descer para os vestiários com a disputa igual, já que venceu a primeira partida pelos mesmos 2 a 1.

Gol salvador - O segundo tempo teve um panorama bem diferente da primeira etapa. O Sport resolveu mudar sua atitude em campo e o Santos, surpreendentemente, voltou recuado em seu campo, apenas tentando evitar o bom toque de bola dos pernambucanos.

Porém, apesar do aparente domínio, os visitantes não conseguiam finalizar. Já o Peixe, apesar da pouca posse de bola, acabou marcando seu terceiro gol aos 12 minutos. Renato acertou um belo lançamento e encontrou Geuvânio nas costas do zagueiro Éwerton Páscoa. O camisa 11 aguardou o quique da bola e bateu de sem pulo para balançar as redes.

Empolgado, o Peixe quase chegou ao quarto gol em chute despretensioso de Gabriel, pela direita. Danilo Fernandes tocou na bola, que ainda bateu na trave antes de sair pela linha de fundo.

O Sport respondeu aos 19 com chute de longe de Diego Souza, que assustou Vanderlei. Mas a Vila Belmiro se calou mesmo, por alguns segundos, aos 26, quando o Rubro-Negro pernambucano chegou ao ataque tocando rápido e encontrou Wendel, livre na entrada da área. O jogador pegou de primeira e a bola raspou a trave, no ângulo direito do camisa 1 santista.

O jogo ficou completamente aberto na segunda metade da etapa complementar. O Sport se lançou de vez ao ataque, já que um gol lhe daria a classificação, enquanto o Peixe criava perigo sempre que saía nos contra-ataques em busca de liquidar o jogo de uma vez por todas.

Mas, como ninguém mais balançou as redes, mesmo com muita pressão do Sport nos minutos finais, o Peixe garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil e, consequentemente, colocou os pernambucanos na disputa da Copa Sul-Americana.


Link
Notícias Relacionadas »