28/07/2015 às 14h02min - Atualizada em 28/07/2015 às 14h02min

Índios invadem propriedades rurais em Aquidauana e crise agrária se agrava no Estado

- CAPITAL NEWS

Índios da etnia Terena invadiram três propriedades rurais na última segunda-feira (27) em áreas rurais localizadas no distrito de Taunay, em Aquidauana, MS. De acordo com dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) o número de invasões no Estado passou de 88 para 91 propriedades rurais.

Giselli Figueiredo/O Pantaneiro

Dono da propriedade, o produtor rural José Lippi, relatou que nunca passou por uma situação dessa, de sua terra ser invadida pelos índios e está preocupado com os gados que cria em sua fazenda. “Temos 1,6 mil cabeças de bovinos que necessitam de lida diária. Nós precisamos tomar conta ou tirá-los do local o quanto antes. É uma situação que assusta, pois, nunca tivemos invasão aqui”, diz o produtor.

Segundo advogado Guilhermo Ramão Salazar, que representa os proprietários das fazendas Ouro Preto e Cristalina, os indígenas entraram, abordaram os administradores e, na sequência, armaram o acampamento. “O grupo chegou às 6h e determinou ao responsável que todos deveriam retirar os pertences pessoais em 24 horas, pois eles invadiriam o local. Logo em sequência se posicionaram na entrada da sede”,comenta o advogado.

A terceira propriedade invadida é a fazenda Persistência e fica localizada ao lado das duas outras propriedades. Ao todo, Aquidauana apresenta atualmente seis propriedades rurais invadidas.

Segundo o presidente da Famasul, Nilton Pickler, as invasões da última segunda-feira (27) agravam o quadro de insegurança jurídica no campo no Estado. "O que aconteceu em Aquidauana é infelizmente, mais um capítulo triste de uma história que parece não ter fim. Mais três fazendas, legalmente tituladas, que vão parar de produzir. Este cenário lamentavelmente nos coloca em total insegurança de produzir", diz o presidente.


Link
Notícias Relacionadas »