05/08/2015 às 15h48min - Atualizada em 05/08/2015 às 15h48min

Mais democrática? Copa do Brasil dá cada vez menos espaço para 'zebras' 25

- UOL

Quem nunca ouviu falar que a Copa do Brasil é o campeonato mais democrático do país e o caminho mais curto para chegar à Libertadores? De fato, o torneio começa com dezenas de times de todas as regiões e classifica para a competição continental com menos jogos disputados e tempo de trabalho. Nos últimos anos, porém, o pretenso caminho mais fácil e democrático vem tornando-se mais tortuoso e restrito para os clubes de menor expressão.

Desde 2002, o número de "zebras" nas oitavas de final da Copa do Brasil não era tão baixo. Há 13 anos, assim como agora, 13 clubes que disputam a primeira divisão do Brasileirão estavam no mata-mata da fase final do torneio.

Na atual edição, apenas o campeão paulista do ano passado, o Ituano, e os populares Paysandu e Ceará, atualmente na segunda divisão, despontam como possíveis surpresas da Copa do Brasil. As outras 13 vagas das oitavas de final pertencem a clubes que disputam atualmente a série A.

Mas por que as "zebras" estão perdendo espaço na fase final da Copa do Brasil?

"Hoje é um pouco diferente, com os times do Sul entrando na segunda fase. Na época, quem disputava a Libertadores não jogava a Copa do Brasil. É um caminho curto pra Libertadores, então os times grandes tiveram a oportunidade de disputar nos últimos anos e não tem dado tanta zebra. A gente sente falta de algum time aparecer como o Santo André", avaliou ao UOL Esporte Sandro Gaúcho, ex-atacante do time do ABC paulista que marcou um dos gols da histórica vitória sobre o Flamengo na final da Copa do Brasil de 2004.


Link
Notícias Relacionadas »