10/08/2015 às 09h42min - Atualizada em 10/08/2015 às 09h42min

CGU fará auditoria em verbas federais repassadas à Capital e Dois Irmãos

- CAMPO GRANDE NEWS

A aplicação dos recursos federais em Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti será alvo da CGU (Controladoria-Geral da União) em novo programa de fiscalização do dinheiro público. Os dois municípios estão na lista, divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial União, de 45 cidades brasileiras que terão análise devido à pontuação obtida com a aplicação da Matriz de Vulnerabilidade por Estado.

A matriz é composta por indicadores nas dimensões de desenvolvimento econômico-social, materialidade, transparência e controle, entre outras, que apontam possíveis vulnerabilidades na aplicação de recursos públicos federais repassados aos entes federativos.

Conforme a CGU, as fiscalizações terão início a partir da publicação da portaria e os relatórios finais serão divulgados até 31 de dezembro de 2015. A análise faz parte do 1º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos.

A controladoria realiza desde 2003 fiscalização por sorteio de cidades. Desde então, foram fiscalizados 2.144 municípios. As ações de controle já analisaram R$ 21 bilhões transferidos pela União.

Dentre os problemas identificados pela CGU com maior frequência, estão fraudes em processos licitatórios, falta de medicamentos, condições inadequadas de armazenagem de alimentos destinados à merenda escolar, superfaturamento de preços e pagamento por serviços não realizados.


Link
Notícias Relacionadas »