12/08/2015 às 14h00min - Atualizada em 12/08/2015 às 14h00min

Cristiano Ronaldo, Messi e Suárez disputam prêmio de melhor jogador da Europa

- Gazeta Esportiva

Na manhã desta quarta-feira a Uefa divulgou, por meio de seu site, a lista dos três finalistas ao prêmio de melhor jogador da Europa, que será conhecido em 27 de agosto durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Vencedor na última temporada, Cristiano Ronaldo segue na disputa ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, responsáveis por 59 gols do Barcelona na campanha vitoriosa no Espanhol.

Maior artilheiro do continente europeu com 61 gols marcados na temporada 2015-16, Cristiano Ronaldo é um forte candidato a levar o troféu pelo segundo ano seguido. O português não conseguiu, junto do Real Madrid, defender o título da Liga dos Campeões, mas terminou a última Champions como um dos artilheiros, com dez gols.

Além dos 61 gols que o fizeram ultrapassar os números de Di Stéfano, tornando-se o segundo maior artilheiro da história do clube, CR7 foi o primeiro jogador merengue a marcar cinco gols em uma única partida, na sonora goleada de 9 a 1 sobre o Granada, no início de abril.

Lionel Messi, que não vence o prêmio de melhor da Europa desde 2011, ano em que se tornou capitão do Barcelona e faturou sua segunda Bola de Ouro, tem grandes chances na disputa após o time azul-grená ter conquistado a tríplice coroa na última temporada, com participação fundamental do argentino.

Suárez, Messi e Cristiano Ronaldo disputarão prêmio de melhor da Europa (Foto: Divulgação/AFP)

Suárez, Messi e Cristiano Ronaldo disputarão prêmio de melhor da Europa (Foto: Divulgação/AFP)

Suárez, Messi e Cristiano Ronaldo disputarão prêmio de melhor da Europa (Foto: Divulgação/AFP)

Artilheiro da última Champions com os mesmos dez gols de CR7 e Neymar – que ficou fora da listagem final -, Messi ultrapassou a marca de 251 gols no Campeonato Espanhol do lendário Telmo Zarra ao fazer três gols sobre o Sevilla, em novembro passado. Após a conquista da Supercopa na última terça, o argentino chegou aos 80 gols marcados em competições da Uefa.

O nome mais surpreendente da relação é Luis Suárez. Após começar a temporada atrasado com relação aos companheiros por conta da punição da Fifa, o uruguaio não teve dificuldades para se adaptar aos companheiros de Barcelona e integrou o ataque mais positivo do futebol europeu na temporada, com 122 gols marcados.

O brasileiro Neymar terminou a votação, comandada por um grupo de jornalistas das 54 confederações europeias, na quinta posição, atrás, além dos três finalistas, do goleiro Gianluigi Buffon, finalista da Liga dos Campeões com a Juventus. Roberto Firmino, outro brasileiro previamente listado, não ficou nem entre os quinze primeiros colocados.

Confira a listagem final dos dez melhores jogadores da Europa:

Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP)
Lionel Messi (Barcelona-ESP)
Luis Suárez (Barcelona-ESP)Gianluigi Buffon (Juventus-ITA)
Neymar (Barcelona-ESP)
Eden Hazard (Chelsea-ING)
Andrea Pirlo (atualmente no New York City-EUA)
Arturo Vidal (atualmente no Bayern de Munique-ALE)
Carlos Tevez (atualmente no Boca Juniors-ARG)
Paul Pogba (Juventus-ITA)


Link
Notícias Relacionadas »