13/08/2015 às 08h02min - Atualizada em 13/08/2015 às 08h02min

Santos perde enxurrada de gols, mas vence na Vila e afunda o Vasco

- Gazeta Esportiva

Vila Belmiro cheia, time embalado e, pela frente, o Vasco em profunda crise, penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro. Tinha tudo para ser uma partida tranquila para o Santos na noite desta quarta-feira, em duelo válido pela 18ª rodada do campeonato Brasileiro. Mas Martín Silva resolveu endurecer as coisas para o Peixe.

O goleiro vascaíno fez grandes defesas e segurou o ataque santista durante todo o primeiro tempo. As chances de gols foram muitas, porém, o trio formado por Ricardo Oliveira, Geuvânio e Gabriel não estava com a pontaria calibrada e o zero não saiu do placar nos primeiros 45 minutos.

Foi quando apareceu o elemento surpresa. Logo aos três minutos da segunda etapa, em bela cobrança de falta, Victor Ferraz acabou com a angústia dos 12.038 torcedores presentes e abriu o placar.

Ricardo Oliveira, artilheiro isolado do nacional ainda teve outra grande oportunidade de chegar ao 11º gol na competição em cobrança de pênalti. Mas, Martín Silva novamente se deu melhor e espalmou o chute do camisa 9. À esta altura, o Vasco estava com dez em campo, já que Guiñazu foi expulso ao cometer a penalidade máxima.

O resultado leva o Santos aos 23 pontos, cada vez mais longe da zona de rebaixamento e mantendo vivo o sonho de encostar no pelotão de cima da tabela. Agora, são cinco jogos de invencibilidade, contando o duelo pela Copa do Brasil.

Na próxima rodada, o time de Dorival Jr encara o Atlético-PR, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, no sábado Vale destacar que o alvinegro praiano ainda não venceu fora de casa neste Brasileirão.

Já o Vasco agora é o lanterna da competição, já que o Coritiba bateu o Palmeiras também nesta quarta. Com 13 pontos, o cruzmaltino tenta reagir também no sábado, em confronto direto com o Coxa, no Maracanã, às 18h30.

Show de Martín Silva

Embalado pela sequência de resultados positivos e diante de uma Vila Belmiro cheia, o Santos partiu para cima do Vasco desde o início do jogo. Claramente sem confiança com a crise da equipe no Campeonato Brasileiro, o time carioca sofreu desde os primeiros segundos de jogo.

Antes mesmo do relógio dar a primeira volta, Ricardo Oliveira já teve uma grande chance. O camisa 9 cabeceou para chão e Martín Silva fez sua primeira grande defesa. Na sequência, Jomar salvou quase em cima da linha o que seria o gol de Geuvânio.

Como tem sido rotina desde que Dorival Jr assumiu o Peixe. O time exerceu uma verdadeira blitz nos primeiros minutos. O Vasco não passava do meio de campo e tentava se safar de qualquer jeito.

Aos 14 minutos, Ricardo Oliveira saiu da área, tabelou com Geuvânio e recebeu libre, dentro da área, mas bateu por cima. Aos 25, novamente o artilheiro do Brasileirão teve grande oportunidade de tirar o zero do placar, após bela enfiada de Gabriel, mas a bola raspou a trave e não entrou.

À partir dos 30 minutos, o Santos sentiu o cansaço e o Vasco passou a jogar um pouco mais tranquilo. Riascos ainda assustou aos 32, depois de ganhar a jogada em cima de Gustavo Henrique e David Braz. Aos trancos e barrancos, o atacante cruzamaltino bateu com perigo e assustou os torcedores santistas.

A resposta veio três minutos depois.

Lucas Lima roubou a bola no meio de campo e cruzou. Gabriel dominou e bateu, mas Martín Silva mais uma vez brilhou. O Peixe roubou a bola na sequência da jogada e, sem deixar os vascaínos respirarem, chegou com perigo, mas o goleiro carioca fez outra grande defesa e espalmou chute de Geuvânio.

Peixe levou a melhor jogando em casa e continuou reação no Brasileiro (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Parecia inacreditável um time tão superior em campo não conseguir marcar ao menos um gol diante de tantas chances claras, mas Martín Silva era o ponto fora da curva no Vasco. Aos 43, o camisa 1 salvou outro gol de Geuvânio, após sair abafando chute do Caveirinha.

E quando Ricardo Oliveira, enfim, balançou as redes, foi marcado impedimento, frustrando todo o estádio, já ansioso e sem a mesma paciência dos primeiros minutos.

Nos acréscimos, Gabriel e Gustavo Henrique ainda desperdiçaram duas grandes oportunidades e, sem entender como, o Peixe desceu para os vestiários com o empate por 0 a 0 diante de um adversário que pouco ofereceu resistência. Para os visitantes, o empate na primeira etapa foi lucro.

Victor Ferraz decide

Se o grito de gol ficou entalado na garganta do torcedor do Peixe durante todo o primeiro tempo. O alívio veio logo aos três minutos. Em cobrança de falta próxima a área, pela direita, Victor Ferraz surpreendeu o goleiro Martín Silva, que esperava pela batida de Geuvânio, e estufou as redes.

O gol inflamou a Vila Belmiro e empolgou a equipe de Dorival Jr, que manteve a mesma pegada e seguiu pressionando os vascaínos no campo de defesa.

Mas o jogo realmente estava fugindo de todos os prognósticos. Aos 11 minutos, depois de uma confusão na área, Vanderlei salvou o Peixe com uma defesa de puro reflexo, quase em cima da linha. O lance encorajou o alvinegro carioca, que passou a frequentar mais o campo de ataque.

O ímpeto dos cariocas, no entanto, foi freado pela própria incapacidade técnica da equipe. O Peixe seguiu buscando o segundo gol, mas já sem o mesmo ritmo . O jogo passou a ficar mais cadenciado e, de certa forma, um pouco apreensivo, já que mesmo com a vantagem no placar, um gol dos vascaínos e tudo mudaria.

Lateral Victor Ferraz fez o gol da vitória (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Aos 34 minutos, os donos da casa tiveram a grande chance para pôr fim a tudo isso. Marquinhos Gabriel, que entrou na vaga de Geuvânio, entrou na área, limpou o goleiro e, depois de perder ângulo, tocou para Lucas Lima. O camisa 20 limpou Guiñazu e sofreu pênalti. O volante vascaíno recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Na cobrança, porém, Ricardo Oliveira não parecia o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro e bateu fraco, no canto direito rasteiro. Martín Silva, um dos melhores em campo nesta quarta, voou e evitou o segundo gol santista.

Assim, mesmo com o placar que não refletiu a superioridade mostrada em campo, o Peixe bateu o Vasco por 1 a 0, cumpriu sua missão dentro de casa e deixou os cariocas em situação ainda mais complicada com 18 rodadas jogadas no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1 X 0 VASCO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 12 de agosto de 2015, quarta-feira
Horário: 21 horas (Horário de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Gabriel, Marquinhos Gabriel (Santos); Serginho, Guiñazu (2), Rafael Silva e Thalles (Vasco)
Cartão vermelho: Guiñazu (Vasco)
Público: 12.038
Renda: R$ 281.255,00

GOL: Victor Ferraz, aos 3 minutos do segundo tempo.

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), Gustavo Henrique (Werley), David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Leandro), Gabriel (Marquinhos Gabriel) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Jr.

VASCO: Martin Silva, Madson, Rodrigo, Jomar e Christiano; Pablo Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos (Herrera), Julio Cesar (Rafael Silva) e Jhon Cley; Riascos (Thalles).
Técnico: Celso Roth


Link
Notícias Relacionadas »