17/08/2015 às 00h00min - Atualizada em 17/08/2015 às 00h00min

Atlético-MG perde da Chapecoense e fica a quatro pontos da liderança

- Gazeta Esportiva

O Atlético-MG se distanciou ainda mais da liderança do Campeonato Brasileiro na última rodada do primeiro turno. No início da noite deste domingo, a equipe comandada por Levir Culpi acabou derrotada por 2 a 1 pela Chapecoense na Arena Condá. Com novas reclamações, desta vez pela expulsão do zagueiro Leonardo Silva e por toque de mão em gol de Apodi. Cléber Santana, de falta, e Neto, contra, completaram o placar.

Seja como for, o resultado fez o Atlético-MG ficar com 36 pontos ganhos, quatro atrás do primeiro colocado Corinthians. O Grêmio também alcançou os 36 ao derrotar o Joinville por 2 a 1, em Porto Alegre. Já a Chapecoense subiu para 28, na nona colocação.

No meio de semana, entretanto, as duas equipes adiarão a preocupação com o Brasileiro. O Atlético-MG enfrentará o Figueirense pela Copa do Brasil na quarta-feira, no Independência, enquanto a Chapecoense jogará com a Ponte Preta no dia seguinte, no Moisés Lucarelli, pela Copa Sul-americana.

No domingo, o Atlético-MG voltará ao Independência para receber o Palmeiras. Pela manhã, a Chapecoense visitará o ameaçado Coritiba no Couto Pereira.

Com bastante reclamação por parte do Atlético-MG, Chapecoense conquistou os três pontos (foto: Divulgação/Chapecoense)

O jogo – Ciente de que o Corinthians já havia feito a sua parte também em Santa Catarina – venceu o Avaí por 1 a 0 mais cedo –, o Atlético-MG não poupou esforços desde os primeiros minutos da partida com a Chapecoense. Rondou a área adversária com os seus homens de frente, embora sem criar chances muito claras de gol.

A Chapecoense não se intimidou com a disposição dos vice-líderes do Brasileiro. Empurrado por sua torcida, o time da casa tentou se impor com lances de bola parada de Cléber Santana e avanços de Ananias.

Em uma dessas investidas, aos 36 minutos, Ananias foi derrubado na meia-lua por Leonardo Silva. O árbitro Marcos André Gomes da Penha considerou que o jogador da Chapecoense corria em direção ao gol, em uma clara oportunidade de abrir o placar, e expulsou o zagueiro atleticano.

Na batida da falta, Cléber Santana soltou o pé, e Luan se antecipou para interceptar a bola. O árbitro mandou que a cobrança fosse repetida. O meio-campista não foi atrapalhado por ninguém desta vez e estufou a rede da Arena Condá.

Para recompor a sua zaga, o técnico Levir Culpi recorreu a Edcarlos e sacrificou Guilherme. E quase comemorou o empate antes do intervalo, quando Marcos Rocha fez cruzamento para a área e Lucas Pratto emendou de primeira para fora.

A Chapecoense, no entanto, tentou tirar proveito da vantagem numérica para não colocar a vitória em risco no segundo tempo. Foi para cima do Atlético-MG e obteve algumas oportunidades de gol antes de Levir Culpi retomar a ofensividade com Dodô na vaga de Leandro Donizete.

Pouco depois, aos 18 minutos, o Atlético-MG chegou ao empate. Dátolo bateu um escanteio, e Pratto desviou de cabeça. O goleiro Danilo chegou a afastar de soco, porém a bola acertou Neto e entrou.

Insatisfeito com a igualdade, Vinícius Eutrópio resolveu trocar Ananias e Tiago Luís por Wagner e Camilo. O Atlético-MG insistiu e quase virou o jogo em conclusão de Dodô após jogada tramada pelos argentinos Pratto e Dátolo antes da substituição de Luan por Josué.

Com um jogador a menos, contudo, os visitantes não conseguiram manter o ritmo e acabaram castigados. Aos 32 minutos, Apodi dividiu com Pedro Botelho, e a bola bateu em seu braço. O jogador da Chapecoense continuou a avançar, deixou o seu marcador no chão dentro da área e bateu de esquerda para sacramentar o resultado.

FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 2 X 1 ATLÉTICO-MG

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 16 de agosto de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Cartões amarelos: Elicarlos, Wagner, Dener Assunção e Neto (Chapecoense); Luan e Victor (Atlético-MG)
Cartão vermelho: Leonardo Silva (Atlético-MG)
Gols: CHAPECOENSE: Cléber Santana, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Apodi, aos 32 minutos do segundo tempo; ATLÉTICO-MG: Neto (contra), aos 18 minutos do segundo tempo

CHAPECOENSE: Danilo; Apodi, Vilson, Neto e Dener Assunção; Elicarlos, Gil (Maranhão) e Cléber Santana; Tiago Luís (Camilo), Bruno Rangel e Ananias (Wagner)
Técnico: Vinícius Eutrópio

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Dodô), Dátolo e Guilherme (Edcarlos); Luan (Josué) e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi


Link
Notícias Relacionadas »